Professores destacam ambiente de cooperação para o semestre letivo

Reunião de docentes ocorre dentro da programação da Semana Pedagógica do Ceulp/Ulbra, um dos diferenciais da instituição

Durante a tradicional reunião de início de semestre com o corpo docente do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, nesta quarta-feira, dia 30/01, sob a coordenação das profas. Dra. Irenides Teixeira e MsC. Cristina Filipakis, o tom girou em torno do aprofundamento dos vínculos cooperativos da equipe, que entra numa fase de amadurecimento e afinidade.

De acordo com a coordenadora Dra. Irenides Teixeira, a equipe é tecnicamente muito qualificada e vem avançando de modo significativo para mais uma etapa de crescimento profissional, através de ações cotidianas para reforçar a atuação de modo interdisciplinar, com apoio mútuo entre todas as áreas do curso. ‘O paradigma científico aponta para este horizonte. Isso já está claro em vários indicativos de aferição de qualidade, como o Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes –. Além disso, um profissional de Psicologia, a priori, tem que desenvolver a capacidade de atuar em ambientes colaborativos e multidisciplinares. Quando isso já ocorre no corpo docente, durante o processo de formação dos acadêmicos, tudo fica mais fácil’, pontuou Irenides.

Fonte: Arquivo Pessoal

Ainda na reunião, a coordenadora Cristina Filipakis levantou a pauta referente aos desafios em sala de aula, comuns em início de semestre, ao passo que a equipe compartilhou experiências para enfrentar as demandas. De modo geral, como destaca Irenides, ‘a equipe gosta de desafios e vê com clareza o valor das transformações positivas’. Além disso, também foi discutida a necessidade do fortalecimento dos grupos de pesquisa, de acordo com afinidades dos docentes e dos acadêmicos.

Por fim, durante a reunião foram levantadas questões relacionadas ao método de execução e avaliação das disciplinas com teor mais prático, além de haver a deliberação que optou por mudanças substanciais em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. ‘O objetivo é seguir o movimento que já vem sendo feito por outras grandes universidades, para garantir que nosso acadêmico esteja na linha de frente no que se refere às expectativas do mercado de trabalho e da própria comunidade científica’, destacou Cristina Filipakis.

Fonte: Arquivo Pessoal

A reunião da equipe docente ocorre dentro da programação da Semana Pedagógica do Ceulp/Ulbra, um dos diferenciais da instituição, que semestralmente promove uma série de capacitações para os docentes e coordenadores, com eventos que incluem palestras, oficinas, rodas de conversas e reuniões. O objetivo é atualizar os profissionais sobre as tecnologias exitosas na área da educação superior, além de possibilitar um espaço de debate e trocas, para fortalecer os vínculos entre os colaboradores da instituição.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.