Profissão do futuro, Psicologia abre vagas para portadores de diploma

* Em âmbito nacional, o curso de Psicologia está entre os mais procurados no concorrido vestibular da USP, ficando atrás apenas de Medicina e Engenharia Aeronáutica.

O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra abre vagas de ingresso pela modalidade de Portador de Diploma. Os interessados egressos de outros cursos do Ceulp/Ulbra ou outras Instituições de Ensino Superior – IES que queiram complementar sua formação ou mesmo construir uma nova carreira devem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico para iniciar o processo (informações detalhadas abaixo). O curso de Psicologia do Ceulp está entre os melhores das regiões Norte e Nordeste, com conceito 4 no Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Em âmbito nacional, o curso de Psicologia está entre os mais procurados no concorrido vestibular da USP – Universidade de São Paulo –, ficando atrás apenas de Medicina e Engenharia Aeronáutica.

Os portadores de diploma interessados em ingressar no curso devem encaminhar solicitação, via protocolo, na Central de Atendimento ao Acadêmico, observando o prazo do Calendário Acadêmico. O/a interessado/a ou procurador legal deve assinar um requerimento e apresentar documentação necessária para solicitação (Documentos autenticados em cartório: Histórico de Graduação contendo número de horas-aula e crédito de cada disciplina cursada e as notas ou menções; Diploma de Graduação; Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas (original com carimbo da instituição de origem ou cópia autenticada; Certificado de conclusão do Ensino Médio; Cédula de Identidade (não serão aceitas cópias de outros documentos, como por exemplo: CNH e Identidades Profissionais); CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; 2 fotos 3×4 e Comprovante de endereço com CEP (Caso não haja a informação do CEP, o documento apresentado não poderá ser recebido).

A profissão de Psicólogo(a) vem sendo apontada por diversos especialistas como uma das mais promissoras, tendo em vista o acelerado processo de mudança da sociedade, desde os anos 80 do século passado, além de ser a área mais capacitada para atuar nos desafios contemporâneos cada vez mais crescentes, como a epidemia de depressão e distúrbios psicológicos de toda ordem, as novas configurações familiares, questões sexuais e de gênero, desenvolvimento pessoal e profissional, questões relacionadas a núcleos parentais/afetivos, alto desempenho nos negócios, além de atuação junto à crianças, idosos e pessoas vítimas de todos os tipos de violência, dentre outros aspectos. Além disso, o/a psicólogo/a pode aliar seus conhecimentos com outras áreas de atuação, potencializando os resultados profissionais.

De acordo com o Guia do Estudante da Editora Abril, o profissional de Psicologia “estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele mapeia, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente/cliente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados”. O profissional de Psicologia pode atuar em diferentes áreas e frentes, como consultórios, hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, “contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas, colabora na orientação educacional”.

Mais informações:

Local de entrada do processo: Central de Atendimento ao Acadêmico – Telefone: 63-3219-8012

Telefone Secretaria: 63-3219-8014/8015

Telefone Coordenação de Psicologia: 63-3219-8068

*Com informações do Guia do Estudante da Editora Abril

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.