Psicologia das Relações Familiares problematiza configurações contemporâneas

Durante o semestre os acadêmicos irão ter acesso à revisão histórica da concepção de família, além do conceito de família contemporânea.

A disciplina de Psicologia das Relações Familiares, que é ministrada pela profa. Msc. Cristina Filipakis nas sextas pela manhã vem problematizando as configurações familiares contemporâneas, pelo viés da Psicanálise e da Teoria Geral dos Sistemas.

Durante o semestre os acadêmicos irão ter acesso à revisão histórica da concepção de família, além do conceito de família contemporânea. Até o momento, já foram apresentadas as concepções de família na visão psicanalítica e sistêmica, bem como estudos sobre casamentos que dão certo ou fracassam, e os motivos para manter um casamento de longa duração. Há, também, o alerta da constituição familiar como provedora de saúde mental.

Fonte: https://goo.gl/NQpCKq

No primeiro bimestre, além de serem apresentados aos principais conceitos teóricos, os alunos irão pesquisar sobre famílias monoparentais, recasadas, homoafetivas, adotivas, estendidas, famílias de imigrantes, com pessoas que exigem cuidados especiais e famílias em vulnerabilidade social.

Para o segundo bimestre serão abordados temas como violência conjugal, educação e violência nas relações de gênero, variáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantil e reações ao divórcio segundo faixas etárias, dentre outros assuntos.

A disciplina de Psicologia das Relações Familiares atende a uma das maiores demandas da profissão, que é o modo como as relações parentais afetam a saúde mental e subjetividade dos sujeitos.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.