O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, através do projeto de extensão “Psicologia em Debate”, fez uma intervenção nesta quarta-feira, dia 23/08, na Casa de Acolhimento Raio de Sol, da Prefeitura Municipal de Palmas. O acadêmico Fernando Ribeiro Veloso, sob a orientação do professor de Filosofia Sonielson Luciano de Sousa, apresentou para a equipe do local – composta por pedagoga, educadoras, psicóloga e nutricionista – a pesquisa “As bases biológicas do amor e do acolhimento”, baseada em revisão bibliográfica. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e interação entre os servidores da instituição, que é responsável por acolher crianças e jovens em situação de risco no município de Palmas.
De acordo com a coordenadora da Casa, a pedagoga e assistente social Angelita Cavalcante, o momento foi importante para ampliar o olhar da equipe sobre o tema. “Lidamos diariamente com a dimensão afetiva do sujeito. Temos que acolher estas crianças e jovens com um olhar humanizado e compassivo. O tema trazido pelo Ceulp colaborou para que expandíssemos nossa visão e, assim, para que possamos oferecer um atendimento cada dia mais completo”, pontuou Angelita.
Para o acadêmico Fernando Veloso, “o momento foi oportuno para intervir a partir dos pressupostos básicos da formação em Psicologia, com respeito aos valores humanos. Ao interagir diretamente com as diferentes áreas de atuação, a formação se torna ampla e enriquecedora”.
A intervenção durou cerca de 1h e a Casa de Acolhimento Raio de Sol sugeriu que o Ceulp fizesse novas atuações com outras instituições do gênero.
Casa Abrigo Raio de Sol
A instituição promove atendimento integral à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social. O local abriga crianças de até 12 anos, encaminhadas pelo Poder Judiciário. As crianças têm uma rotina estabelecida, frequentando a escola formal e participando de outras atividades socioeducativas. Elas permanecem na Casa até a resolução de cada situação. (Com informações da Prefeitura de Palmas)