Roda de conversa com egressos: dialogando com futuros psicólogos

Nesta terça (13) e quarta-feira (14), foram realizadas rodas de conversas com os alunos da disciplina de Técnicas de Entrevista Psicológica, no SEPSI. A professora Caroline Santin Cótica, titular responsável pela turma, afirma que as rodas acontecem aproximadamente a dois anos, e giram em torno da necessidade dos estudantes se conscientizarem a respeito da instrumentalização pessoal, para além da técnica.

Na terça feira (13) participaram da roda, a psicóloga Letícia Veras, egressa do CEULP/Ulbra, que atua na área da psicologia clínica, e as estudantes em formação Maria Aires e Talita Lima, ambas no 10° período da graduação. A roda de conversa girou em torno das dificuldades da graduação, das possibilidades após a formatura e a necessidade de que os próprios estudantes passem por um processo psicoterapêutico.

Os estudantes interagiram, fazendo perguntas a respeito da atuação de Letícia e dos estágios curriculares de Maria Aires e Talita Lima.

No canto superior esquerdo, a psicóloga e professora Caroline Cótica, a psicóloga Letícia Veras e a psicóloga em formação Maria Aires com a turma de Técnicas de Entrevista Psicológica (dia 13)

Na quarta feira (14), abordando as mesmas pautas, participaram da roda: Thayanne Abreu, psicóloga egressa da Ulbra, que atualmente atua na área de gestão de pessoas e psicologia clínica; Ulysses Franklin, também egresso do CEULP, atuante na psicologia clínica e Verena Schultz, estudante do 10° período.

Para o psicólogo em formação, Wagner de Barros, que participou da roda de conversa no dia 13, os assuntos debatidos trouxeram motivação e ao mesmo tempo um maior contato com a realidade da profissão. Em sua fala, ele afirma que achou “super legal a fala sobre a realidade, porque a princípio, às vezes, a gente tem que ir por caminhos que estão aparecendo, e depois a gente começa a ser protagonista, ter um poder maior sobre as escolhas e sobre as possibilidades de trabalho”.

No canto esquerdo da foto: a psicóloga e professora Caroline Cótica; a psicóloga Thayanne Abreu e o psicólogo Ulysses Franklin com a turma de Técnicas em Entrevistas Psicológicas (dia 14)

De acordo com a professora Caroline Cótica, a roda de conversa foi bastante descontraída e os psicólogos, já formados, puderam contribuir com o aprendizado dos futuros colegas de profissão, repassando dicas, desde como divulgar o trabalho, até a importância de se fazer psicoterapia. O objetivo foi promover uma tomada de consciência desses alunos em relação à atuação profissional, principalmente na área clínica.

A matéria de Técnica de Entrevista Psicológica é a primeira da grade na qual os estudantes se aproximam da atuação clínica, realizando o primeiro contato com os usuários/clientes do Serviço de Psicologia, através do acolhimento.