CAOS 2022: Acadêmicos de Psicologia participam de minicurso sobre “A política de Saúde do Trabalhador do SUS”

No terceiro dia do congresso, quarta-feira, 23 de novembro às 19h na sala 405 no Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA ocorreu o minicurso “A política de Saúde do Trabalhador do SUS”, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) de 2022. 

Fonte: Arquivo pessoal

Mayelle Batista, Psicóloga Clínica e Professora do CEULP/ULBRA foi a mediadora do evento. A ministrante Me. Mônica Costa Barros deu início ao minicurso, com a sua apresentação curricular, trazendo vivências adquiridas ao longo da sua carreira como Mestre em Ciências da Saúde UFT/TO, Especialista em Saúde Pública (UFT), Epidemiologia em saúde em ambiente e trabalhador (UFBA), em Vigilância e promoção à saúde em ambiente e trabalhado (Fiocruz/DF) e em Gestão de Políticas Informadas por evidências (Sírio Libanês/PROADI). Graduada também em Fisioterapia (UEG). De forma prática, conduziu uma dinâmica “quebrando tabus”, através da interação com os participantes, demonstrando que o minicurso seria uma construção de saberes, com o intuito de compartilhar a importância da Vigilância da Saúde do trabalhador.

Fonte: Arquivo pessoal

Para Mônica Costa, ter espaços de discussão sobre a Política de Saúde do Trabalhador é importante para a formação acadêmica de Psicólogos, uma vez que “Percebemos dentro da Rede de Atenção, que alguns profissionais que chegam ao trabalho dentro do SUS, não estão preparados para um enfrentamento de práticas e algumas políticas existentes, pois o trabalho e os propósitos são diferenciados, e a gente percebe que existe um abismo entre a formação e a prática dentro do serviço do SUS. Minicursos, congressos, seminários, a participação desses alunos em formação nesses espaços é de suma importância, e percebemos enquanto trabalhadores dentro dessa política, estratégias onde podemos qualificar na Assistência e a Atenção para a população dentro do SUS, no sentido de darmos mais visibilidade, alcançando mais profissionais de Saúde como atores políticos de cidadania ativos e vigilantes nesta questão dos processos do tipo que impactam a saúde dos trabalhadores e da população”.

O congresso ocorre dos dias 21/11 a 26/11 com o tema Saúde Mental no Trabalho, e conta com minicursos, palestras, momentos artísticos, psicologia em debate e sessões técnicas. O congresso tem como intuito proporcionar conhecimento e reflexões a respeito da saúde mental no ambiente.