O desvelamento monomítico em “Man of Steel”

My father believed that if the world found out who I really was, they’d reject me… out of fear. […]Because he was convinced that I had to wait. That the world was not ready. What do you think?
Kal-El

Prólogo

“O coração do novo ser bate eloquentemente. Num lugar onde a existência se tornou algo controlado e previamente estabelecido, sua chegada sela o fim de um ciclo e irrompe início de outro. A perfeição de um mundo pleno decai com seu colapso, levando consigo todos que o construíam, habitavam,  prosperaram e corromperam. Caberá a esta nova vida buscar seu propósito, cravar no tempo os traços de sua trajetória e escolhas. Seu futuro será marcado, a partir deste momento, em ter em si a incumbência de pertencer, ao mesmo tempo, à laços fraternais distintos e padrões morais, estruturas sociais, histórias e destinações, de igual modo, diversas.  A anos-luz de distância a esperança de um recomeço é lançada, desta vez, num prospecto diferente, cercado por uma sociedade consciente de seu arbítrio, falhas e questionamentos, apesar da potencialidade para a compleição de maravilhadas jamais imaginadas. Neste novo lar, o filho das estrelas deverá, por conta própria, encontrar a razão que definirá seu estado de existência entre estes dois mundos.”

Introitos elucidativos

Antes de se iniciar a análise do filme Man of Steel (2013), traduzido como O Homem de Aço no Brasil, é preciso apresentar algumas das escolhas efetuadas para a produção do longa, da filmagem à direção de arte. Em seus 143 minutos de duração há uma roupagem nova para o mais conhecido dos heróis, as ideologias e simbologias da sua existência são exploradas, o peso das suas decisões é colocado em potência de impacto jamais visto no cinema, e uma nova leitura do ícone (pós?) moderno do monomito para o século XXI – o conceito será tratado posteriormente om maiores detalhes, pois sua estrutura é a base não apenas deste filme, mas para toda uma concepção heroica e fantástica do Ocidente.

Há uma sugestão realista, sombria e existencial do homem de aço neste filme de 2013, um sinal dos temos do questionamento do público em relação aos heróis, iniciado nos quadrinhos na década de 1980 em clássicos como V de Vingança (1982), Wacthman (1986) e O Cavaleiro das Trevas (1986). A escuridão e a luz, as virtudes e as fraquezas, as dúvidas e as certezas, todos estes extremos são colocados em picos e vales de composição da jornada dos heróis de nossos tempos. Após a bem sucedida experiência de Christopher Nolan e seu Batman pautado num mundo real e palpável, o mesmo caminho seria seguido pelo maior ícone heroico da DC/Warner Bros. nos cinemas.

Henri Cavill, o novo Superman
Fonte: www.imdb.com

Os efeitos dos eventos pós 11 de setembro de 2001ainda recaem e influenciarão muitas obras fílmicas, literárias e artísticas, não apenas norte-americanas. A dubiedade presente em cada diálogo do filme de 2013 de Zack Snyder, com roteiro de David Goyer, nos remete ao tempo que vivemos envolto em ceticismo e transvalorizações morais, e não mais em lados definidos de um longínquo pós-guerra, já em desgaste, e suas ideologias monocromáticas da era de Reeve e Donner à frente dos filmes do homem de aço. Os editores dos estúdios Warner preparam o ambiente para esta nova visão: “não é o filme que merecemos, mas é o filme que precisávamos” calculando o impacto que a mesma traria ao público e crítica.

De início, o epicentro do todo, o homem por trás do símbolo. A escolha do ator Henri Cavill vai ao encontro da proposta de Snyder para a humanização da personagem. Com seus 1.85m, o ator britânico – o primeiro não americano a representar Superman em grandes mídias – é o mais baixo para o posto do super-heroi (Christopher Reeve, 1.93m; Tom Welling, 1.90; Brandon Routh, 1.89). O corpo, apesar de apresentar o montante de músculos comuns ao papel, mostra sutilizas humanizantes, como os cabelos desgrenhados, o sorriso imperfeito, o dorso ao natural e uma postura menos divina e mais grega do rebento em relação aos seus poderes. Se no início o ator se mostra não tão à vontade no papel, principalmente em sua versão humana, ao vestir o icônico traje, assume para si todo o peso desta nova interpretação da mitologia do heroi.

O restante do elenco do filme pode ser dividido em dois grupos distintos, os atores que conseguem colocar o seu papel em pé de igualdade, e, em alguns momentos, até superar o foco de atenção com o protagonista, casos como Russel Crowe em sua personificação de Jor-El e Michael Shannon com a efusiva psicopatia do novo General Zod, e o pessimismo e preocupação do Jonathan Kent de Kevin Costner. Os destaques femininos ficam por conta da gélida assecla Faora-Ul de Antje Traure e a mãe kryptoniana de Kal-El, Lara Lor-Van de Ayelet Zurer, em seus breves minutos em tela. O ponto baixo das atuações ficam com os atores subaproveitados pela trama, especialmente Laurence Fishburne e seu deslocado Perry White, a Martha Kent de Diane Lane podendo ser muito mais impactante como vinculo fraternal de Clark, e o excesso de ajustes no arco do enredo para inserção, por vezes desnecessárias, da Lois Lane de Amy Adams durante o filme.

Sobre a técnica de filmagem destacam-se os filtros cinza e sépia nos cenários, assim como paisagens nebulosas que reforçam este tom mais introspectivo desta versão do Superman. Os planos abertos, principalmente em focos individuais de personagens-chave, são frequentes assim como os flares ao longo de todo o filme. Por se tratar de uma história de origem das mais conhecidas pelo público em geral, foi optado uma maneira não linear de contá-la no primeiro ato da obra, fazendo-se uso de flashbacks para tanto, por vezes com auxílio de cores quentes para denotar a atemporalidade das memórias expostas no momento.

A trilha sonora é formada por belas composições de Hanz Zimmer, colaborador frequente doe estúdios do filme, como Flight, I Will Find Him e An Ideal of Hope, que misturam elementos militares, passagens metálicas e ficcionais com uma tonalidade épica exigida pela narrativa. Novamente, com o intuito de se afastar das representações pregressas do herói nos cinemas – e quadrinhos –, não há menção às notas clássicas de John Willians, acompanhando a mudança da tonalidade aventuresca de outrora para a épica e científica ficcional desta roupagem contemporânea.

No entanto, apesar da banda sonora se afastar das referências clássicas, em diferentes passagens do filme existem falas, imagens ou algum sinal da base original do Superman. Assim, em diferentes momentos, obras clássicas dos quadrinhos são utilizadas como referência, principalmente aquelas voltadas ao estudo do personagem, algo presente em quase dois terços do filme. Alguns exemplos destas inspirações vindas da nona arte são: Action Comics (1938), Return to Krypton (1960), O Legado das Estrelas (2003), O Reino do Amanhã (1996), Para o homem que tem tudo (1985), O Homem de Aço (1986), A Morte do Superman (1990), Superman, Paz na Terra (1998), Entre a Foice e o Martelo (2003) e Grandes Astros, Superman (2006).

Dos quadrinhos o personagem alçou voos mais longínquos, em mídias diversas, do rádio ao cinema, dos livros à tiras de jornais, também com alguns pinceladas de easter eggs em Man of Steel. Em forma de estudo, romance ou crônica fictícia há Os Últimos dias de Krypton (2007), de Kevin Anderson, Fazendo  o Homem Acreditar (2014) de Felipe Morcelli, e Superman e a Filosofia (2013) de Willian Irwin. Séries como Superboy (1988-1992), Louis and Clark: The New Adventures of Superman (1993-1997) e Smallville (2001-2011), e filmes como os clássicos de Richard Donner, com Christopher Reeve à frente do heroi. E além destas plataformas de representação, ainda computam-se diversas séries animadas durante décadas de exposição midiática da personagem.

E, além, destas referências, o diretor Zack Snyder é conhecido por ser um esteta da sétima arte, com grande apuro no engendramento dos constructos artísticos de seus longas-metragens. Mas, apesar de ter havido erros de percurso como Sucker Punch (2011), predomina em sua filmografia acertos como Dawn of the Dead (2004), 300 (2006) e Watchmen (2009), sempre primando por um cuidado com a cenografia, direção de arte, figurinos, linguagens gráficas e efeitos especiais. A partir destes introitos é possível passarmos para uma análise mais detalhada de Man of Steel, como sugerido na capitulação do texto.

Krypton

A representação de Krypton em Man of Steel é a mais ousada já vista. O ambiente é hostil, entrelaçado a uma tecnologia anos-luz mais avançada do que conhecemos. O brilho de Rao, o sol vermelho do seu sistema solar encobre seu horizonte em várias passagens dos primeiros minutos do longa. O início da história do Superman ocorre com o fim do mundo em que este nascera, condenado por uma iminente explosão do seu núcleo. E, neste ponto há até mesmo uma mensagem ambiental na deflagração do fatídico fim do planeta Krypton, pois, Jor-El explana, nos poucos minutos em cena, que, a ambição tecnológica e questões políticas destruíram sua terra natal, e o fim não mais poderia ser evitado a partir daquele ponto.

O termo Krypton vem do grego crípton, que significa oculto, talvez pelo mistério que este lugar carregaria na mitologia do primeiro super-heroi dos quadrinhos. Na releitura de Man of Steel ainda persiste uma elevação da sociedade kryptoniana, em comparação com os terráqueos. A textura de deuses olimpianos, normalmente encontrada em outras linguagens da mitologia do Superman dá lugar um visual mais hipertecnológico. E, se no original de 1938, em inferência ao monomito grego, a organização social lembrava uma sociedade pacifista e de zelo ao saber, com seus cristais e candura, nesta versão de Man of Steel o planeta e sua civilização lembram mais a Esparta da antiga Grécia, com seus brasões, expansionismo (neste caso estelar, mesmo que abandonado, como lembrado por Jor-El) e inclinação militar.

Krypton (Cidadela da casa de El, lua de Wegthor e um ser nativo)
Fonte: Man of Steel

Outra referência narrativa sobre os kryptonianos se dá por indícios das lendas humanas dos deuses astronautas. Já que, neste processo de expansão interestelar de Krypton, a Terra já teria sido visitada há milênios, como posteriormente seu último sobrevivente iria descobrir. Gnosiologicamente pode-se interpretar então que nós, humanos, seríamos um projeto abandonado dos “deuses” kryptonianos, e, muitas eras depois um deles encontraria aqui, neste mundo, sua nova morada.

A proposta de oferecer um filme de ficção científica, além da forma como a obra foi elaborada e apresentada ao público, se evidencia por algumas opções cenográficas presentes no decorrer da projeção deste novo Krypton. Destas influências nas escolhas da direção de arte, uma das mais claras é à clássica obra Alien, o 8º passageiro (1979) de Ridley Scott. Dois exemplos podem ser utilizados para esta inferência de representação e homenagem, a primeira delas é o (novo) visual do planeta, muito mais orgânico, alienígena e até mesmo distópico que algumas de suas concepções clássicas; a outra, mais frequente durante todo Man of Steel são as armaduras de combate dos kryptonianos, suas naves e equipamentos, fazendo alusão ao space jockey também do clássico de horror de 1979.

Além desta homenagem, no que se refere à estética extraterrena dos elementos kryptonianos trazem à tona muitas das linhas e imagens do artista plástico suíço Hans Rudolf Giger – conceituador original do visual da franquia Alien –, com uso de luzes opacas, objetos e formas fálicas, tons no espectro cinzento em grande quantidade, formas tentaculares etc.

Faora-Ul e Nam-Ek
Fonte: Man of Steel

Um ponto positivo a ser ressaltado nesta visualidade estética kryptoniana – e também terráquea – de Man of Steel é a não misoginia em relação às representantes femininas. Faora-Ul, Martha Kent, Lara Lor-Van e Lois Lane possuem força considerável no decorrer do filme, esta última em certos momentos excessivamente. Esta é digna de nota pois as jornadas (super)heroicas são normalmente recheadas de sexualização ou vitimização do gênero feminino, e se Snyder acerta ao colocar Faora em pé de igualdade com Superman, novamente, falha ao não equalizar a posição de Lane da mesma maneira, recorrendo à demasiados arquétipos seiscentistas à personagem, não mais coerentes com o fortalecimento do gênero feminino nas últimas décadas.

De todo modo, esta visão de Krypton é, sem dúvida, algo que o personagem necessitava para se desprender dos seus arquétipos anteriores no cinema e banda desenhada. O aproveitamento desta estética é de fundamental importância para a composição de todo o desenvolvimento deste novo Superman.

A gênese e o apocalipse

General Zod e Jor-el
Fonte: Man of Steel

Se pensarmos com apoio da gnosiologia, Zod e Jor-El representam deuses com pontos de vista diferentes. Ao admitirmos, a partir das referências do próprio filme, que a humanidade é um projeto há muito esquecido pelos kryptonianos, então a maneira como estes veem nosso planeta é um destaque no desenvolvimento do enredo de Man of Steel, fundamental para os rumos da história.

De início há a criação, esperança e aposta no potencial humano, exemplificados nas ações e falas do pai biológico do Superman (Jor-El), quando a projeção virtual deste, já na Fortaleza da Solidão, diz para o filho, em dúvida sobre seu propósito na Terra: “You will give the people of Earth an ideal to strive towards. They will race behind you, they will stumble, they will fall. But in time, they will join you in the sun, Kal. In time, you will help them accomplish wonders.” (Jor-El). Ou seja, há o depósito de total crença no devir e existir humano, tendo seu filho Kal-El com ponte para o alcance de tal grandeza e destino da humanidade.

Já para Zod, também em falas para o último filho de Krypton, torna clara sua posição de demolição do lar no qual vive Kal-El, para que enfim o planeta do sistema Rao possa reviver, deixando abaixo as cinzas de um mundo não digno da superioridade kryptoniana: “A foundation has to be built on something. Even your father recognized that.”. E coaduna a este pensamento sua forma de pensar, e o motivo pelo qual toma as decisões perante aqueles que não aceitem as consequências da não obediência do seu poder: “Look at this. We could have built a new Krypton in this squalor, but you chose the humans over us. I exist only to protect Krypton. That is the sole purpose for which I was born” (General Zod).

Esta narrativa dual acompanha a vida de Kal-El/Clark Kent/Superman em todo o desenvolvimento do filme: A Terra e Krypton; pais humanos e kryptonianos; poder capaz de garantir a salvação ou provocar a destruição, etc. em sua um constante ser ou não ser, que enriquece a personagem desde a sua criação. Nas figuras de Jor-El e General Zod, esta dualidade chega ao seu ápice, pois elabora do primeiro ao último ato, a essência de dúvida na consciência do homem de aço sobre o significado, importância e impacto de sua presença no planeta dos humanos.

O Filho de Dois Mundos

O nome Kal-El, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, tem duas origens aceitas para seu significado: a junção de vocábulos havaianos ou hebraicos; nos dois casos há uma confluência de sentido para a voz, o chamado ou o escolhido; argumento recorrente em bases mitológicas de outros heróis e super-herois. Ainda como fortalecimento da mitologia do herói, há o símbolo da casa à qual pertence, o “S” do seu peito deixa o significado literal para um mais icônico: esperança. Esta mudança faz parte da remodelagem do herói na década de 1980, de modo a distanciá-lo de sua base ideológica inicial, americanzada e demasiada salvacionista para os padrões céticos do novo século.

Outro contraponto reincidente sobre o Superman diz respeito aos seus pais com posições diferentes, de um lado a proteção, e de outro, a motivação máxima do seu heroísmo. Em Man of Steel esta diferença é colocada nos limites mais altos da dialética que a conforma. Para os Kent, seu filho Clark, herdeiro de sua pequena fazenda no interior do Kansas, deve ser preservado, protegido e alertado sobre o impacto que seus poderes podem causar no mundo. O pai Jonathan é o maior apoiador desta opinião: “You just have to decide what kind of a man you want to grow up to be, Clark; because whoever that man is, good character or bad, he’s… He’s gonna change the world” (Jonathan Kent).

Seus pais da Terra são incumbidos de fazer do jovem com poderes divinos adaptar-se a esta condição, consigo próprio e com seu dia-a-dia. Martha Kent demonstra bem esta preocupação, ao socorrer sua prole na escola em dado momento de lembrança do jovem Clark/Kal-El no filme:

Martha Kent: Sweetie. How can I help you if you won’t let me in?
Clark Kent – age 9: The world’s too big, Mom.
Martha Kent: Then make it small. Just, um, focus on my voice. Pretend it’s an island out in the ocean. Can  you see it?
Clark Kent – age 9: I see it.

Estes temores com seu filho alienígena é evidenciado em rimas imagéticas e discursivas, principalmente do pai adotivo: “People are afraid of what they don’t understand. […] Clark, you have to keep this side of yourself a secret.” (Jonathan Kent). Mas, no limiar desta inclinação até mesmo pessimista dos pais humanos, reside a crença nos grandes feitos possíveis de serem realizados pelo futuro Superman: “He always believed you were meant for greater things, and that when the day came, your shoulders would be able to bear the weight.” (Martha Kent, sobre Jonathan).

Jonathan e Clark Kent
Fonte: Man of Steel

Clark e Martha Kent
Fonte: Man of Steel

Jor-El e Lara Lor-Van visualizaram, profeticamente, o que seu filho encontraria no mundo dos homens: a solidão, o desencontro, a desconexão, ostracismo, estranhamento, para só depois, a depender do arbítrio concedido por eles ao bebê de Krypton, este abraçar sua causa heroica para com o povo que o acolhera.

Lara Lor-Van: Goodbye, my son. Our hopes and dreams travel with you. Lara Lor-Van: He will be an outcast. They’ll kill him.
Jor-El: How? He’ll be a god to them.

O medo da mãe biológica é rapidamente suplantado pelo pai, que escolheu o destino da nave para a Terra, não apenas como uma projeção incerta sobre o futuro que aguardava o jovem Kal-El, mas a certeza, de que, mesmo se este não quisesse, teria de se submeter a uma trilha – a jornada monomítica – para então decidir-se protetor dos humanos.

O fardo do herói

A jornada do heroi é mais que um modelo antropológico e histórico da humanidade, é um padrão social dos contos maravilhosos que resiste à diversidade cultural, tempo e espaço. Estudiosos como Joseph Cambell e Carl Jung perscrutaram os padrões culturais humanos em busca de explanações que correspondessem a uma unidade passível de seleção analítica das culturas ao redor do mundo.

O panteão super-heroico de nossa era, aumentado em grandiosidade pelos mass media já é considerado uma nova suplantação de nossos anseios épicos, assim como ocorria com os antigos gregos, egípcios, vikings ou sumérios. Muitos são os estudos, em diferentes áreas, que estão registrando o fenômeno da escalada dos super-herois ao longo dos últimos 100 anos, dos pulp do início do século XX, como Conan e Zorro, às superproduções do século XXI, e, ao que parece, esta escalada ainda não dá sinais de enfraquecimento, já que, cada vez mais, aumenta o alcance do seu simbolismo e impacto em diferentes gerações ao redor do globo.

E aliado a este movimento do monomito nas bandas desenhada e cinematográfica, a sétima arte tem reservado releituras ao monomito de maneira competente e diversificada, em diferentes gêneros de enredo, heroísmo ou anti-heroísmo. Exemplos clássicos podem ser vistos em O Rei Leão (1994), O Poderoso Chefão I e II (1972 e 1975), Oldboy (2003) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Star Wars IV (1977), A Idade da Idade da Terra (1980), Abril Despedaçado (2001), Tropa de Elite I e II (2007 e 2010). Com protagonistas femininas podem ser citados Alien: O 8º Passageiro (1979), O Fabuloso Destino de Amalie Poulain (2001), Thelma & Louise (1991), Valente (2012), O exterminador do futuro II (1991), Mudança de Hábito (1992), A Liberdade é Azul (1993), Central do Brasil (1998), O Labirinto do Fauno (2006), O Silêncio dos Inocentes (1991) e muitos outros.

A partir deste esforço, e em combinação à evolução histórica do conhecimento, foram elaboradas teorias que são aplicadas às diferentes sociedades, e que demonstram padrões, nem sempre exatos, do ciclo do personagem heroico, o monomito de Campbell, ou os arquétipos de Jung, por exemplo.

Em suma há passos, etapas pelas quais o heroi (ou heroína) precisa passar que sua nova condição singularizante seja alcançada. Campbell dividiu estas fases em seu clássico O herói de mil faces, mas foi com Christopher Vogler (2006) que as conceituações do estudioso culturalista americano voltaram à tona. Vogler  se preocupa em demonstrar para novos escritores e roteiristas que é possível contar a mesma e maior história da humanidade, quantas vezes for necessária, garantindo o sucesso de seu enredo pelos degraus de desenvolvimento dos protagonistas:

(VLOGER, 2006, p. 50).

Ao longo de séculos de diversidade e proposições imaginárias para os mais incríveis contos possíveis, a humanidade tem reinventado este ciclo heroico, a jornada do outro dentre os iguais. O que estes autores fizeram foi padronizar estes passos na forma de teorias explicativas para o inconsciente coletivo da rota do herói.

Em um campo de maior introspeção reflexiva sobre tal jornada de elevação do herói diante de um mundo no qual este vê em situação de elevação, mesmo que em processo, há o ubermensh nietzschiano, corretamente traduzido como além-homem, mas adaptado por Siegel e Shuster como Super-homem, o Superman. Por esta razão, não é por acaso que este personagem seja não a mais recente, mas, certamente, a mais marcante releitura da jornada do herói de nossos tempos.

Na mitologia existem referências diversas à jornada do indivíduo elevado, que após um ciclo, aquele descrito por Campbell (1997) e resumido por Vloger (2006), alcança um novo estágio de compreensão consigo próprio e de alocação social diante do mundo que faz parte: Beowulf, Thor, Jesus Cristo, Hamlet, Hércules, Osíris. Pois assim descreve enfaticamente Campbell: “A função primária da mitologia e dos ritos sempre foi a de fornecer os símbolos que levam o espírito humano a avançar, opondo-se àquelas outras fantasias humanas constantes que tendem a levá-lo para trás” (CAMPBELL, 1997, p. 9). E complementa o autor que:

A Jornada do Herói é uma armação, um esqueleto, que deve ser preenchido com os detalhes e surpresas de cada história individual. A estrutura não deve chamar a atenção, nem deve ser seguida com rigidez demais. A ordem dos estágios que citamos aqui é apenas uma das variações possíveis. Alguns podem ser eliminados, outros podem ser acrescentados. Podem ser embaralhados. Nada disso faz com que percam seu poder. Os valores da Jornada do Herói é que são importantes. As imagens da versão básica — jovens heróis em busca de espadas mágicas de velhos magos, donzelas arriscando a vida para salvar entes queridos, cavaleiros partindo para combater dragões cruéis em cavernas profundas etc. — são apenas símbolos das experiências universais da vida. Os símbolos podem ser mudados ao infinito, para se adaptarem à história em questão ou às necessidades de cada sociedade. A Jornada do Herói se traduz facilmente para os dramas contemporâneos, comédias, romances ou aventuras de ação, bastando substituir as figuras simbólicas e os adereços da história heróica por equivalentes modernos. O velho ou a velha sábia pode ser um feiticeiro ou mago, mas também qualquer tipo de mentor ou mestre, médico ou terapeuta, um chefe “rabugento, mas benigno”, um sargento durão, mas justo, um pai, avô ou qualquer figura que guie e socorra. Os heróis modernos podem não estar entrando em cavernas e labirintos para lutar contra animais mitológicos, mas não deixam de entrar num Mundo Especial e numa Caverna Oculta quando se aventuram pelo espaço, pelo fundo do mar, pelos subterrâneos de uma cidade moderna, ou quando mergulham em seus próprios corações (VLOGER, 206, p. 47).

A fase eremítica acaba por ser a principal fase, ou de maior impacto, na composição da jornada do heroi. A similitude com outros eremitas da cultura ocidental não são mera coincidência na caminhada de Kal-El na Terra: seus 33 anos, a demora em aceitar-se como detentor de poderes de um deus e salvador da humanidade, a temeridade diante do poder de destruição em suas mãos, a dificuldade em se identificar com seus “iguais” naquele mundo deslocado de seu ser. Todos estes aspectos narrativos são elementos que fortalecem, e muito, um quase estudo de personagem em Man of Steel, parafraseando o crítico Pablo Villaça, como jamais fora arriscado antes nas representações da mitologia do Superman nos cinemas.

Clark Kent/Kal-El
Fonte: Man of Steel


Superman e Lois Lane
Fonte: Man of Steel

Na proposta narrativa do herói em Man of Steel vemos a inclinação mais realista, e muitas vezes pessimista, de como nosso mundo realmente se depararia com uma figura em tais condições perante nossa espécie. A condição de outro, alienígena, estrangeiro, deslocado é realçado no filme em diferentes passagens.

O elo do protagonista com seu novo mundo é estabelecido na figura de Lois Lane, em conjunto com seus pais adotivos. Infelizmente, esta é uma ponta enfraquecida do roteiro de David Goyer e direção de Zack Snyder, pois o papel de Lois poderia, ou deveria, ser melhor explorado na estruturação da jornada do herói, já rica pelos incrementos dramáticos e existenciais durante quase dois terços do longa.

Chave da Casa de El
Fonte: Man of Steel

Outros passos da jornada do herói, ou arquétipos heroicizantes podem ser destacados, tais como: o ancião conselheiro (Jonathan Kent, Jor-El), aliados (Lois Lane, General Swanwick), defensor de limiar (Faora-Ul e Nam-Ek), artefatos “mágicos” de ajuda (chave de kryptoniana, uniforme), a sombra (General Zod). Como pode ser observado, nestas constatações do monomito em Man of Steel, alguns elementos não estão presentes de forma obrigatória, como o pícaro, o mensageiro (dividido com a posição do mentor ancião) e o camaleão ou metamorfo. Caracterizações recorrentes e diversificadas para personagens reincidentes em diferentes moldes culturais:

Em todo o mundo habitado, em todas as épocas e sob todas as circunstâncias, os mitos humanos têm florescido; da mesma forma, esses mitos têm sido a viva inspiração de todos os demais produtos possíveis das atividades do corpo e da mente humanos. Não seria demais considerar o mito a abertura secreta através da qual as inexauríveis energias do cosmos penetram nas manifestações culturais humanas. As religiões, filosofias, artes, formas sociais do homem primitivo e histórico, descobertas fundamentais da ciência e da tecnologia e os próprios sonhos que nos povoam o sono surgem do círculo básico e mágico do mito. O prodígio reside no fato de a eficácia característica, no sentido de tocar e inspirar profundos centros criativos, estar manifesta no mais despretensioso conto de fadas narrado para fazer a criança dormir — da mesma forma como o sabor do oceano se manifesta numa gota ou todo o mistério da vida num ovo de pulga. Pois os símbolos da mitologia não são fabricados; não podem ser ordenados, inventados ou permanentemente suprimidos. Esses símbolos são produções espontâneas da psique e cada um deles traz em si, intacto, o poder criador de sua fonte (CAMPBELL, 1997, p. 6).

Clark Kent/Kal-El precisará encarar, ultrapassar e adaptar-se a todos estes passos, empecilhos e degraus em sua caminhada para se tornar o além-homem, ou super em nossa interpretação fantasiada do mesmo. A missão, fardo ou dádiva desta condição é colocada em seus ombros por seu pai biológico, Jor-El, que, como já afirmado, é o elo principal do Superman com sua ascendência superior: “Your mother and I believed Krypton lost something precious, the element of choice, of chance. What if a child dreamed of becoming something other than what society had intended? What if a child aspired to something greater? You were the embodiment of that belief Kal” (Jor-El).

Resistindo ao crepúsculo dos ídolos


Superman
Fonte: Man of Steel


Corpo de Zod e Superman
Fonte: Man of Steel

Se seguirmos os passos do monomito de Campbell podemos estabelecer que há a falta de dois passos importantes para a consolidação deste Superman de Snyder como novo herói: a limpeza de suas mãos, manchadas pelo sangue (mortes) da batalha, e o retorno para seu mundo, agora modificado pela sua nova condição heroica, mas aceito e glorificado pela sociedade que faz parte.

As imagens de Man of Steel denotam mais que as palavras retiradas das mesmas. Se o último filho de Krypton, o enviado das estrelas contempla a sensação plena dos poderes à luz do sol amarelo e paisagem etérea do ártico, nos minutos finais da projeção o que resta é o corpo do seu reverso heroico, em meio à destruição que o poder de ambos deixou atrás de si durante a colossal batalha, da qual os humanos no máximo poderiam correr ou acumular-se nos escombros.

Ao final do Man of Steel fica claro que os objetivos de reflexão de uma nova roupagem ao monomito pelo personagem Superman foram altos, e poderiam ter sido alcançados com uma dose menor de megalomania em seu terceiro ato. O tom realista do produtor Christopher Nolan – diretor da trilogia Dark Knight – foi bem aceita pelo público, revitalizando a mitologia de Kal-El nos cinemas.

O patamar de obra-prima não foi alcançado por Snyder, mas, fica o impacto de se colocar o mito no seu tempo correspondente, Superman Returns de 2006 fracassara pifiamente em tentar ajustar o ícone a uma sociedade que não mais o via naquele molde. Man of Steel talvez traga não o Superman que desejamos ou imaginamos, mas o que precisamos, um legítimo, trágico e falho heroi grego para nosso século. E este debate não parece estar próximo de seu fim, tendo em vista os vislumbres da vindoura sequência Baman v Superman: Dawn of Justice em 2016.

E, para o porvir há a esperança, sem trocadilhos, de que a seja inaugurada voos mais seguros ao mais antigo e revisitado dos super-herois, pois, por mais controverso que o personagem seja, sem dúvida é um dos pontos de inflexão com  maior alcance aos interstícios arquetípicos, culturais e imaginativos de nossa era.

“Summer nights and long warm days
Are stolen as the old moon falls
And the mirror shows another face
Another place to hide it all
And I’m lost behind
The words I’ll never find
And I’m left behind
As seasons roll on by”

(Seasons, Chris Cornell)

Epílogo

Folder do filme Batman v Superman: Dawn of Justice
Fonte: www.imdb.com

“Após a jornada, descansa em suas mãos os feitos e efeitos das escolhas tomadas. Ter consigo um poder para além de uma mensurabilidade humana traria sua consequências. Há outros lá fora, com menos, igual ou maior ímpeto (anti)heroico, ou capazes de propor uma equidade simbólica perante o novo herói. Lidar com a nova realidade de entrepor-se nestes extremos se caracterizar-se-á como nova jornada, em escala ainda maior que a predecessora. Saber-se consciente desta condição definirá o alvorecer dos novos limites a serem ascendidos”.

REFERÊNCIAS:

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997.

MAN OF STEEL. Diretor Zack Snyder. Roteiro David Goyer. Warner Bros Pictures. 143 min.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Trad. Ana Maria Machado. – 2.ed. -Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2006.

FICHA TÉCNICA DO FILME:

O HOMEM DE AÇO

Direção: Zack Snyder
Criadores do Superman: Jerry Siegel & Joe Shuste
Elenco: Henry Cavill, Amy Adams, Russell Crowe, Michael Shannon.
Ano: 2013
País: EUA
Classificação: 12

 

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Nota do Autor: Dedico este texto a Fabio Graciute da Rocha, remanescente d’Os Nove, e ao meu irmão Binho, por fazer o pretérito não apagar sua incandescência.