O significado do “eu te amo” para Violet Evergarden

Você sabe o significado da frase eu te amo? Quando alguém diz eu te amo, isso significa que ela realmente ama essa pessoa? E quando uma pessoa diz eu te amo para alguém e esse ser humano não sabe o que significa essas palavras? Essas e outras perguntas, relacionadas ao amor,  já foram questionadas por muitas pessoas e. A busca por essas respostas faz parte da aventura de Violet Evergarden.

Violet Evergarden é um anime que se passa em período de pós-guerra, no Brasil ele é transmitido pela Netflix e utiliza-se de muitos elementos orientais e ocidentais para compor suas narrativas. A história do anime se inicia quando Violet desperta em um hospital depois de uma grande batalha. Contudo, a história da protagonista se inicia alguns episódios adiante, quando o irmão mais velho de seu mentor Capitão Boungainvillea, a encontra e diz que ela pode ser usada como uma “arma de guerra”.

Em contrapartida seu mentor Major Gilbert não aceita sua condição de serva, nem muito menos sua utilização na guerra. Com gentileza e ternura Gilbert cuida de Violet, iniciando o primeiro vínculo com a menina. Não conseguindo evitar que ela vá para a guerra, pois todos insistem que a criança só serve para matar, o Major decide levar a garota com ele para ser supervisionada. Nesse momento há uma consciência moral em Gilbert, sendo esta consciência moral absolutamente presente no ser humano e responsável pela frequente mudança de comportamentos (LIMA et al, 2013). Toda sua família é integrada por normas e regras militares, sendo assim, vencer a guerra é o maior objetivo da época, inclusive para as forças armadas, contudo ele não acha certo utilizar-se de crianças para fins bélicos, decidindo então acolher a menina da melhor forma possível.

Resultado de imagem para Violet Evergarden na guerra
Fonte: goo.gl/jFjsdU

O que ele não esperava era que Violet superasse as expectativas de todos no campo de batalha, ela lutava sem demonstrar sentimentos, fazia o que mandavam e obedecia a cada ordem cegamente. Embora, isso fosse útil no combate, Gilbert conseguia ver algo além do obvio, ele via grandeza, compaixão e até amor na menina, conseguindo posteriormente moldar e ensinar novos comportamentos a Violet. Ela não tinha nome, identidade, família, só a “utilidade”  de ser uma máquina de matar. O Major conseguia ver além dos rótulos impostos pela sociedade, ele lhe deu um nome, ensinou ela a ler, escrever e demonstrava seus sentimentos com ela.

Apesar de fazer progresso, ele queria mais em relação a ela, queria lhe expressar seus sentimentos e queria que ela pudesse perceber os dela própria. Eis que ela começa a sentir algo no mundo, ela vê um broche e fica intrigada com ele, a dona da loja diz que é bonito e ela diz que não sabe o que significa isso. Ele decide comprar o broche para ela e questiona “tem certeza que não quer comprar algo da cor dos seus olhos?”, ela diz “gostei desse, era o mais lindo de todos, eu não conhecia a palavra, por isso não disse antes, mais desde que te conheci sempre achei seus olhos lindos”.

Algumas horas depois a sua última batalha começa, é nela que sua busca pelo amor inicia. O conflito se intensifica, mais eles conseguem avançar e derrotar quase todos os inimigos, quando de repente Major Gilbert leva um tiro e Violet se sente frágil e sem utilidade. O Major diz para ela ir embora e o deixar para trás. Essa cena  choca com muita tristeza e terror. A menina não desiste de seu Mestre e o carrega mesmo ferida, alguém atira nela pelas costas e ela perde um braço, mesmo assim não se importa em avançar. Quando alguém lança uma bomba, ela perde o outro braço e diz que não vai deixa-lo morrer. Ele não tem mais forças e sabe que vai morrer e diz “você tem que viver, seja livre, do fundo coração eu te amo”.

 

Imagem relacionada
Fonte: goo.gl/S3DVew “Eu não entendo, Major!”

O resto da história relata suas aventuras na busca pelo significa dessa frase. Violet depois da guerra, decide ser uma Autômata de Auto memória (espécie de mensageira, que escreve cartas para as pessoas, demonstrando seus sentimentos). Irônico sua escolha, pois uma pessoa que não entende de sentimentos tenta entender seus próprios, e ajudar os outros a transcrever isso (parece o povo de psicologia, quando quer se auto entender). Decidida a usar suas habilidades manuais de outra forma que não seja para matar, deixando o campo de batalha ao término da guerra para começar uma nova vida em um Correio de Serviço Postal, ela persiste em sua jornada para conhecer e entender as várias formas de amar e ser amada. Ela enfrenta muitas dificuldades em seu caminho, o preconceito por antes ser uma “máquina de combate” (principalmente pelo Capitão Boungainvillea) e a dificuldade em entender o que as pessoas querem dizer e o que elas sentem.

Todavia, ela encontra em seu trabalho como Autômata muitos desafios a serem transcritos. Como uma princesa que estava compromissada a um príncipe e necessitava de alguém para escrever suas cartas de amor. Contudo, essas cartas eram expostas na mídia querendo dar “amor e esperança” para as pessoas depois da guerra. Nessa empreitada Violet quer mostrar os verdadeiros sentimentos da princesa, não apenas o que as pessoas esperavam encontrar nessa história de amor; Um dramaturgo criativo que perdeu a filha, sua razão de vida e maior inspiração. Violet lhe dá outra vez inspiração, não apenas porque lhe lembrava de sua filha, mais porque ela lhe ensinou grandes lições de vida; A mãe doente e solitária que tinha apenas uma filha. Ela sabia que iria morrer logo e não queria deixar a filha desamparada de alguma forma.

Mesmo após começar a entender várias manifestações e entender os sentimentos das pessoas, em especial sobre o amor. Violet sentia um vazio, por não entender aquele “eu te amo” de Gilbert. Ela começa a entrar em crise de identidade, se questiona se serve para ser Autômata e sua utilidade no mundo. Suas amigas escrevem uma carta para ela relatando seus sentimentos, sobre sua importância nesse trabalho e o quanto presavam pela amizade dela.

Fonte: goo.gl/wGF7Yx

Em um mundo em que as cartas falam mais que as palavras da boca, pode parecer bobagem, mas esse anime fala não apenas de amor, mais de carinho, novas perspectivas, superação, e de como a vida pode ser relatada pela ótica de mulheres com histórias de superação e vontade de transcrever os sentimentos dos outros. Violet não apenas entende o que é o amor no final, ela consegue ver o amor em muitas coisas da vida. E o que ela faz com isso? Passa ele adiante com um gesto simples de entender os sentimentos dos outros e transcrever para as pessoas queridas. Ela consegue ver propósito nas palavras, na história de vida das pessoas, ressignifica seus saberes atropelados por uma guerra triste e desumana. Quem antes era apenas uma ferramenta de combate, torna-se uma menina resiliente, um novo instrumento para propagar amor e felicidade em um mundo destruído pela ganância do homem.

Violet Evergarden diz : “Foi a primeira carta que recebi na vida, e isso me ajudou a perceber, como é especial receber uma carta”. Assim ela usa essa nova descoberta como um reforço positivo para continuar seu novo propósito.  percebendo que assim como o Major Gilbert, ela também pode multiplicar o amor.

REFERÊNCIA:

LIMA, M. C. V. et al. Amor Romântico: a essência da procura do ser amado. Disponível em: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/amor-romantico-a-essencia-da-procura-do-ser-amado. Acesso em: 12 de novembro de 2018.