O Mundo de Sofia: Um romance envolvendo a história da filosofia

Por Arthur Gabriel Franca Sarmento (Acadêmico de Psicologia) arthur.gabriel@rede.ulbra.br

Com 600 páginas, este livro é uma obra extensa, mas também envolvente. Em poucas semanas, você se vê imerso em uma aula de filosofia, direitos e pensamentos humanos, entrelaçada com uma história misteriosa que te cativa e te deixa curioso pelo desfecho. No meio do livro, há uma reviravolta surpreendente, que te desafia a compreender o contexto em que o livro te coloca.

(Alerta de spoiler)

Sofia uma garota que está prestes a completar 15 anos, começa a receber cartas de um homem misterioso, e logo descobre que ele é um professor de filosofia, que a “pega pela mão” e a leva desde os princípios da filosofia, como Sócrates e Platão, até os filósofos da atualidade, e essa caminhada vem recheada de mistérios, e ainda entra uma outra personagem que se chama Hilde, e Sofia incessantemente tenta descobrir que é essa tal de Hilde, e o que ela tem a ver com as cartas, que receberá, essas cartas são divididas em dois grupos, um é do professor de filosofia e o outro vem de outro personagem desconhecido por Sofia, o mesmo aparenta ser o pai de Hilde. E nessa confusão de personagem que a história vai se completando e se encaixando, observe que agora temos quatro personagens relevantes para a história que são: Sofia e Hilde, o professor de filosofia é o pai de Hilde.

Sofia é uma menina curiosa e inteligente, que segue as pistas que encontra pelo caminho e aprende filosofia com seu misterioso professor. Ele se chama Alberto e, depois de se comunicar com Sofia em segredo, passa a encontrá-la pessoalmente. Juntos, eles se questionam sobre a identidade de Hilde e seu pai, que parecem estar por trás de tudo. (Spoile alert)

No final eles descobrem que são “apenas”, personagem de um livro que o pai de Hilde escreve para sua filha, a daí a história muda para a perspectivava de Hilde, que ganha o livro de seu pai que chama o mundo de Sofia, (amo ver o título do livro inserido na história), e com essa descoberta, Sofia e o professor de filosofia tentam fugir desse livro.

O livro por si só nos leva a refletir sobre várias coisas, como ver as coisas através de um outro ponto de vista como diz nesse trecho: “Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável, ficando a critério de cada um escolher a sua verdade…”

Cada um vê o mundo de uma maneira diferente: “Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas.”

O livro nos leva também a refletir sobre o valou da vida dependendo da morte para torná-la bonita: “Só quando sentiu intensamente que um dia ela desapareceria, é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra. Vida e morte eram os dois lados de uma mesma coisa.”

Uma parte que vale ressaltar é que Sofia em meio da história tenta enfatizar as mulheres que fizeram parte da filosofia, algumas delas são Olímpia de Gouges( uma das pioneiras do feminismo no mundo) e Hildegar Von Bingen(polímata, escritora, compositora, filósofa), mostrando que a história não foi feita unicamente por homens, mas por mulheres que também que contribuíram e contribuem para a história até hoje, e são de grandíssima importância para os direitos que vemos hoje em dia, tanto pra homens quanto para mulheres. Entrelaçando com a filosofia, Sofia significa sabedoria, também o significado se refere ao lado feminino de Deus

Em conclusão, vale muito a pena ler o livro, é um livro de grande aprendizado e conhecimento histórico, que traz em si uma história envolvente, então não tenha medo das 600 páginas, pois ao final do livro vai querer que ele tivesse ainda mais páginas(pelo menos foi essa minha impressão), e tem o filme também que se baseia no livro, mais cai entre nós, não recomendo, o livro é muito melhor.

Referências:

Livro o mundo de Sofia. Indica livros. Disponível em: https://indicalivros.com/livros/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder. Acesso em: 17/10/2023.

AIDAR, Laura. O Mundo de Sofia: resumo e interpretação do livro. Cultura Genial. Disponível em: https://www.culturagenial.com/livro-o-mundo-de-sofia/. Acesso em: 17/10/2023.