Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.
Zion (2018), dirigido por Floyd Russ, é um documentário protagonizado pelo jovem Zion. O enredo apresenta a história real de superação de um jovem negro que nasceu com a síndrome de regressão caudal, que afeta o desenvolvimento da metade inferior do corpo.
Seus pais o entregaram para adoção logo após seu nascimento. Zion passou por diversos lares adotivos, passou fome, apanhou bastante, até que, aos 16 anos de idade, encontrou aquele que viria ser o seu lar permanente.
Durante o tempo em que esteve em lares provisórios, sofreu preconceito por causa da sua aparência e isso o tornou retraído, não sendo ele mesmo. Por meio da luta, esporte ao qual podia praticar devido ao uso exclusivo dos braços, Zion encontrou um sentido existencial, um caminho para a autoaceitação.
Logo, Zion, diante das adversidades, mostra-se um exemplo de resiliência, força de vontade e determinação. Erich Fromm (2000), explica que as necessidades humanas são as que ajudam as pessoas a encontrarem respostas à sua existência e significam o desejo da integração com o mundo natural, compreendendo o modo que este se encaixa nele.
Resiliência refere-se ao processo onde o indivíduo consegue superar as adversidades, adaptando-se ao seu contexto. Zion desenvolve-se e busca o crescimento e fortalecimento pessoal. Através das adversidades, adaptou-se ao ambiente, decidindo que não queria sentir-se fraco e, embora suas condições físicas fossem limitadas, treinou até conseguir habilidades cognitivas suficientes e reconhecer o grande potencial que existia dentro de si.
Segundo Erich Fromm (2000), tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida. Em suma, o documentário mostra que Zion aprendeu novos repertórios comportamentais diante dos problemas que lhe foram impostos no decorrer de sua vida, adaptando-se ao ambiente e desenvolvendo-se, uma vez que possuía tudo para dar errado, para ser uma pessoa melhor.
FICHA TÉCNICA:
ZION
Título Original: Zion Clark
Direção: Floyd Russ
Elenco: Zion Clark, Gilbert Donahue, Kimberly Clark, See full cast
Ano: 2018
País: USA
Gênero: Filmes biográficos, documentários
Referências:
FROMM, Erich. A arte de amar.Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.