Na série produzida pela Netflix no ano de 2021 e bastante popular, conhecida como On My Block, apresenta a rotina do ensino médio de cinco amigos inseparáveis e expõe dilemas, conflitos, e experiências comuns da fase da adolescência. Quem ganha grande destaque na primeira temporada é a personagem Monse, na qual se manifesta como “ponte” entre todos os integrantes do grupo. Sem o seu esforço de manter a comunhão entre todos, o grupo de amigos já estaria dissolvido.
Ao decorrer dos episódios, eles embarcam e enfrentam várias experiências, como o primeiro porre e a perda inesperada e abrupta do personagem Ruby de uma parente sua muito querida, assim como a procura incansável de Monse por sua mãe. Além disso, ocorre o dilema do personagem César em entrar ou não na gangue de seu irmão mais velho. O mesmo ocorre com o personagem Jamal, que se encontra em um embate por confessar ou não aos seus pais que não cogita o basquete como carreira, pois seus pais o estimulam muito para isso.
É perceptível que ao decorrer das experiências, o grupo se mantém unido, consolando uns aos outros, assim como os apoiando e servindo de refúgio dos problemas e como rede de apoio. Muitas vezes os cinco adolescentes eram incompreendidos pelos pais e neles mesmos encontravam compreensão e ao mesmo tempo, certos aconselhamentos para seguir com ações e decisões maduras, com princípios norteados pela honestidade e bem estar.
Ficou nítido que além da união entre eles, cada um manifestava seus traços de personalidade de forma autêntica e diferenciada em cada situação problema que se encontravam. Com a visão de mundo de cada um assim como os aspectos culturais e sociais nos quais desenvolveram no seu crescimento, é nítido como os personagens agem diferente em cada ocorrência nos episódios.
Um adendo muito importante a ser feito neste aspecto é exatamente os aspectos culturais desenvolvidos e atribuídos a cada personagem. As referências latinas são muito lembradas e levantadas em dois personagens recorrentemente, que é o Cézar e o Ruby. Ambas as famílias organizam festas temáticas comuns no México, assim como apresentam aspectos religiosos muito fortes, pois a mãe do Ruby é uma devota fervorosa na igreja Católica do seu bairro. Tais aspectos confirmam que os traços culturais são muito bem evidenciados ao decorrer dos episódios.
Por fim, além da questão cultural, outro aspecto abordado na série é o recorte racial. Percebe-se que alguns aspectos comuns a cultura negra são destacados na série, como por exemplo o caso do Jamal, no qual não tem afinidade com o basquete, mas que é tradição de sua família afrodescendente aderir a esse esporte, principalmente da parte paterna. A série em si é uma ótima sugestão para descontrair, pois quando se passa os episódios, percebe-se que o humor é uma ferramenta muito bem explorada pelos personagens, assim como a capacidade de cada um em protagonizar. Os personagens são bem explorados e em cada papel desenvolvido, percebe-se muita afinidade com eles, ou seja, muita concordância.
O final é inesperado e abrupto, o que deixa espaço e margem para a segunda temporada, que já está disponível na plataforma de streaming. On My Block mostra, por meio de uma visão de comédia trágica, como os adolescentes mais propícios a serem marginalizados nos Estados Unidos, que são os afrodescendentes e latinos, perpassam pelas dificuldades e dilemas para a vida adulta. Os aspectos étnicos e raciais são bem levantados e destacados na série e muitas vezes trazem reflexões ao expor as situações problemas.