Crescendo com sabedoria: diretrizes para a formação de homens de bem

“Quando os pais elogiam e reforçam as atitudes de solidariedade dos filhos,
atitudes de amizade, de respeito pelos animais, de honestidade,
estão valorizando o seu lado humano”.

Anabela Sabino

A escritora Anabela Sabino – Foto: Arquivo Pessoal

Cuidar do desenvolvimento infanto-juvenil  vai além de suprir necessidades físicas ou materiais, envolve dedicação, empenho, persistência, amor e acima de tudo respeito. O novo livro de Anabela Sabino, “Crescendo com Sabedoria”,  trata de temas como:  (da descoberta do)  o amor, a amizade e a família.

Segunda filha de quatro irmãos, Anabela foi criada pelos pais e a avó paterna. Teve muito espaço para brincar, amigos de vizinhança, boa saúde e uma família estruturada, aspectos importantes no desenvolvimento de qualquer criança. Já na adolescência fez magistério e com quinze anos estagiava em uma pré- escola. De professora à psicóloga, foi uma transição natural.

Atualmente trabalha como psicóloga na “Casa de Joana D´Arc,” uma das unidades do Lar Fabiano de Cristo, que tem sede no Rio de Janeiro, atividade semelhante ao que exercia na Alvorecer Ação Social e Educacional, onde trabalhou por quatorze anos, em contato direto com crianças, adolescentes e pais,  mediando conflitos familiares.

(En)Cena – No livro Crescendo com sabedoria você aborda temas como amor, amizade, comportamento, família entre outros. Conte-nos um pouco mais sobre o livro e o que te motivou a escrevê-lo?

Anabela Sabino – Sempre gostei de crianças e estou sempre envolvida em algo que diz respeito a elas.   Em “Gestação à Luz do Afeto”, meu primeiro livro, trabalho o vínculo afetivo entre mãe gestante e o bebê, fortalecendo a relação de amor entre eles. Embora o livro seja dirigido às mães, meu foco é a criança que está para nascer.

Comecei a escrever para crianças depois da encomenda de um livro, que seria usado em uma campanha, com crianças, visando a paz. Assim, surgiu “Brincando de Ajudar”, e a constatação de que, através do faz de conta, eu poderia valorizar ideias positivas através de outros livros.

Geralmente, nos livros infantis um tema é tratado de cada vez. Em “Ero´ Baloc”, por exemplo, um dos meus livros infantis,  falo sobre a colaboração. Vi em “Crescendo com SABEDORIA” a oportunidade de levar às crianças e jovens muitos conceitos valorosos para as suas vidas em um único livro.

São duzentas e vinte pequenas mensagens para a autoeducação infanto-juvenil,  onde são abordados assuntos como:   limites impostos pelos pais, crianças com necessidades especiais, bullyng, tolerância, diferenças e igualdades entre as pessoas, direitos e deveres, separação dos pais, adoção, nascimento de irmão, mudanças , sobre os avós, a falta de controle, saúde, doenças, morte, o certo e o errado, escolhas, otimismo, gratidão, o exemplo, novos hábitos, força de vontade, acreditar em si mesmo, oportunidades, valor da vida, autonomia, valor da família, fazer escolhas, modismos,  honestidade, o valor de ser, consciência ecológica, respeito, ansiedade, tristeza, solidão, resignação, amor dos pais, esperança, buscar solução para os conflitos, assédio, assertividade, raiva, inspiração, Deus, Jesus, valor da oração, fraternidade, saber escutar, ciúmes, vícios, perdão, lazer e outros.

Espero que não somente os jovens o leiam, mas os pais, também, pois, a leitura, pode levá-los  reflexões úteis sobre a formação do “ser”. Todos nós desejamos um mundo melhor para se viver, e isso só acontecerá quando as pessoas forem  da paz e do bem. A família é o maior laboratório para  se aprender a amar.

(En)Cena – O dia das crianças foi criado para incentivar o consumo e com as intervenções midiáticas esse incentivo tem sido cada vez mais agressivo, como mostrar para as crianças que ser é mais importante que ter?

Anabela Sabino – Os pais passam seus valores aos filhos muito mais nas pequenas coisas do dia a dia do que contendo o consumo nas grandes datas comemorativas. Quando os pais elogiam e reforçam as atitudes de solidariedade dos filhos, atitudes de amizade, de respeito pelos animais, de honestidade, estão valorizando o seu lado humano. Quando os pais enaltecem as atitudes de honestidade ou de trabalho voluntário,  noticiadas na televisão, também estão mostrando para a criança o que realmente é importante. A criança pequena só se torna um consumidor voraz e insaciável porque os pais permitiram, ela cresce, e continua a exigir dos pais, mais e mais. Há um grande vazio nesta relação familiar que é preenchido com coisas.

(En)Cena – Você escreve para o publico infanto-juvenil, o que mais te chama a atenção nesse publico?

Anabela Sabino – As crianças de qualquer classe social desejam a mesma coisa, têm a mesma necessidade básica: serem amadas,respeitadas  e aceitas por serem exatamente como são. Quem é amado incondicionalmente, tem o ponto de partida seguro para seguir seu caminho.

(En)Cena – Você é espírita e através de seus livros busca passar aos leitores algumas máximas da sua doutrina, você acredita que a religião pode ajudar na formação dessas crianças e jovens?

Anabela Sabino – O livro “Crescendo com SABEDORIA” pode ser lido por crianças de todas as religiões cristãs, pois tem suas bases nos princípios cristão universais. Valores como o respeito, a honestidade, família, o amor, sinceridade, empatia, tolerância, simplicidade, caridade e tantos outros que norteiam o homem de bem. Falo de Deus como sendo o pai de toda a humanidade,  de Jesus como sendo o nosso irmão mais velho,   o mestre que aconselha e que deixou o seu exemplo de amor ao próximo.  Cito a oração e a meditação como forma de buscar inspiração.  E, principalmente, sentir a si mesmo como essência espiritual, imortal em processo  evolutivo constante.

Entendo que uma boa educação deve fortalecer o vínculo com o divino.  A ligação do jovem a uma força universal maior  traz sentido e significado à vida,  e pode ser fator importante  de prevenção aos estados depressivos, da fuga através das drogas, banalização da vida, rebeldia e outros comportamentos perigosos ao equilíbrio emocional do jovem.

(En)Cena – A falta de tempo dos pais tem sido umas das maiores dificuldades na criação dos filhos, como driblar essa dificuldade e dar as diretrizes necessárias para a formação dessas crianças e jovens? 

Anabela Sabino – A falta de tempo dos pais é um problema,  mas não é o maior deles. O maior problema é a indiferença quanto a sua missão perante os filhos: formar o homem de bem.

(En)Cena – Como psicóloga quais dificuldades você aponta na relação de pais filhos na atualidade?

Anabela Sabino – Acredito que a maior dificuldade na relação entre pais e filhos está na comunicação.  Nas gerações passadas, o autoritarismo dos pais a dispensava. Embora a dinâmica das relações entre eles tenha mudado, a comunicação continua ineficiente. Muitos problemas poderiam ser resolvidos através de uma comunicação assertiva. Por trás desta falha no relacionamento, estão envolvidos sentimentos de difícil  lida, como: ciúmes, posse, egoísmo, orgulho, medo de perder o amor, rejeição, culpa, raiva etc.

Que mensagem você gostaria de  deixar aos leitores do (En)Cena?

Anabela Sabino – Sou profundamente grata por ter sido inspirada a desenvolver este trabalho, espero que possa influenciar, positivamente, os jovens leitores a buscarem caminhos mais felizes para as suas vidas.

 

Para saber mais sobre o trabalho de Anabela Sabino acesse: www.anabelasabino.com.br

Curta no Facebook: Crescendo com Sabedoria

 

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

CRESCENDO COM SABEDORIA

Autora: Anabela Sabino
Editora: BOA NOVA
Meditações – 240 págs.