O 3º Simpósio de Avalição Psicológica Tocantinense, que ocorrerá do dia 25/05/22, abordará diversos temas relevantes para o mundo acadêmico e profissional, dentre eles está: os Aspectos éticos do processo de avaliação psicológica, que será ministrado pela Psicóloga Marlla Katherinne Jeronimo Rodrigues de Oliveira, CRP: 23/460, egressa do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.
Em entrevista concedida ao portal (En)Cena, a palestrante respondeu algumas perguntas sobre o universo da psicologia.
En (Cena) – Há quanto tempo atua no mercado como psicóloga? Quais são suas especialidades e áreas de atuação?
Marlla Katherine – Atuo há mais de 10 anos e as minhas especialidades são em Avaliação Psicológica e em Gestão de Pessoas.
En (Cena) – Qual foi o ponto crucial que te levou a escolher este tema para apresentar no 3º Simpósio de Avaliação Psicológica Tocantinense?
Marlla Katherine – Recebi o convite para falar sobre a Avaliação Psicológica e fiquei muito honrada e feliz com a oportunidade de estar compartilhando meu conhecimento e prática em área tão importante para a Psicologia.
En (Cena) – Esse tema escolhido por você para apresentar no 3º Simpósio de Avalição Psicológica Tocantinense, como ele está presente na sua atividade profissional?
Marlla Katherine – A Avaliação Psicológica faz parte do meu dia-a-dia de trabalho. Estudo, supervisiono e realizo avaliação psicológica diariamente. Entendo a importância do tema ainda na academia pois é uma área que perpassa por todos os contextos da psicologia e demanda conhecimento e ética.
En (Cena) – Qual a importância da ética e da técnica no processo de avaliação psicológica?
Marlla Katherine – A Avaliação psicológica tem um importante papel em toda história da psicologia, ela ocupa um grande espaço e está em diferentes contextos da psicologia. O profissional precisa ter consciência do poder e da influência que exerce sobre a vida do cliente, seja indivíduo, casal, família, grupo, instituição, empresa e comunidade. A Avaliação Psicológica ela não é só para psicologia, é para toda sociedade, o que nos leva a uma responsabilidade ainda maior. Temos uma função social como psicólogo. Outra questão que exige atenção é o reconhecimento dos limites da competência e das técnicas que o profissional tem que ter, a Avaliação Psicológica exige do psicólogo um esforço contínuo ao nível da formação teórica e prática que são cada vez mais especializadas.