Epistemologia e ética em psicologia

De que maneira a ciência psicológica pode contribuir com a produção de novos conhecimentos, considerando os aspectos epistemológicos e éticos da Psicologia Social? Qual (is) impacto (s) do processo tecnológico e demais estímulos sociais percebidos nos estudos da psicologia social no século XXI?

A psicologia pode contribuir para produção de novos conhecimentos, pois sendo ela uma ciência, tem como objeto de estudo o homem, seus comportamentos e processos mentais, o que é uma peça fundamental para esclarecimento de certas perguntas que as demais ciências, através de estudos anteriores, não conseguiram responder.

Dessa forma ela se dedica ao homem e o observa tanto como indivíduo quanto como ser social respeitando a ética, pois entende que o homem é um ser de relações e que sem o outro não há interação, não há sociedade. O viver em sociedade promove trocas de experiências, trocas de valores, crenças, e isso gera conhecimento, novas descobertas pelo fato dessas trocas instigarem o pensamento humano e o conhecer a si mesmo isso contribuirá para o despertar e o desenvolvimento das demais coisas.

Como ser social esse indivíduo vai ser formado sempre pelo meio, seja ele familiar, religioso ou educacional. Porém alguns aspectos podem impactar neste processo tanto de forma positiva quanto negativa. Os processos tecnológicos são um exemplo disto. Quanto a formação de uma nova geração se torna positivo, pois é a perpetuação do desenvolvimento tecnológico marcando a geração. Já em meio ao processo social vem a ser negativo.

Fonte: https://bit.ly/2JXrkOs

Em um contexto familiar são misturadas diversas gerações em um mesmo ambiente. Podemos exemplificar o caso de um adolescente imerso nas redes sociais e na geração do smartphone que é visto como preguiçoso ou até mesmo acomodado por seus pais e avós. Ora, os pais do garoto não tiveram acesso a esse meio quando jovens e não o compreendem, mais ainda seus avós, que nem mesmo fazem questão de conhecer as tecnologias desta era.

Em um momento do dia seus pais o pegam fazendo uso de seu aparelho, mas o garoto está realizando um trabalho de escola, fazendo leitura de um livro. O garoto será julgado por esse ato, os pais não compreendem que o smartphone pode ser usado para esse meio, isso gera um conflito.

Assim mesmo também acorre com aspectos sociais. A criança ao ser inserido no contexto escolar se depara com diversas culturas diferentes e novas interações sociais com colegas e professores, estas não são as mesmas que os pais lhe passarem e isso pode gerar conflitos relacionais e até mesmo confusão dos próprios valores a primeiro momento na criança.