#CAOS2018: Pesquisador da IBM fecha Caos com palestra sobre perspectivas futuras

Durante a apresentação, Dr. Rogério sistematizou os desafios das grande empresas de tecnologia em avançarem no que se refere à Inteligência Artificial (IA)

Durante a noite desta sexta-feira, 25, e após uma apresentação cultural da acadêmica de Psicologia Luana Bogo, o pesquisador da IBM no Brasil, Dr. Rogério de Paula apresentou a palestra “MÁQUINAS QUE APRENDEM? O papel das ciências cognitivas e da computação nos avanços da inteligência artificial”. O evento fechou a edição 2018 do Caos e do Encoinfo.

Dr. Rogério de Paula em palestra na noite de encerramento do CAOS 2018. Foto: Irenides Teixeira

Durante a apresentação, Dr. Rogério sistematizou os desafios das grande empresas de tecnologia em avançarem no que se refere à Inteligência Artificial (IA), tendo em vista que, apesar dos avanços obtidos desde a década de 50 do século passado, os pesquisadores vêm esbarrando na possibilidade de as Ias processarem uma série de informações complexas ao mesmo tempo, como ocorre na condição humana.

Dr. Rogério acredita que entre 2040 e 2050 esta barreira será superada, e comentou que, além da Engenharia de Software e dos cursos relacionados à Computação, a Psicologia tem muito a contribuir, tendo em vista que as máquinas do presente e do futuro tendem a operar pela mesma lógica da cognição humana. Por fim, Dr. Rogério discorreu sobre uma série de perspectivas para o futuro, como a automação dos veículos e a tecnologia de identificação facial.

Rogério de Paula tem doutorado em Ciência da Computação. É pesquisador sênior do laboratório de pesquisa da IBM no Brasil – IBM Research. Gerente do grupo Analytics & Comprehension Research, atuando na área de pesquisa “intersecção entre inteligência artificial e interação humano-máquina”.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.