Não é novidade para as futuras mamães que exercícios físicos leves são sempre bem vindos durante a gestação, além de garantir a qualidade de vida, a independência, exercícios moderados e com o devido acompanhamento, ainda podem ajudar na hora do parto e nos afazeres diários, fazendo ainda muito bem à saúde. A rotina de sedentarismo e repouso durante a gravidez não faz parte da concepção de gestantes da atualidade, que buscam além de boa forma, principalmente após a gravidez, um dia-a-dia “normal” que inclui trabalho, trânsito, exercícios, cuidados de casa e até sexo!
Claro que toda e qualquer atividade deve ser avaliada durante o período da gestação por um ginecologista obstetra que acompanhe todos os passos da paciente. Não é diferente com o Pilates, já que a prática, inclui exercícios que são feitos por posições que ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, além de ser ótima para auxiliar os bebês a se movimentar na direção certa para a hora do parto.
A educadora física, especialista em Pilates, Priscila Bendo, fala sobre os inúmeros benefícios desta prática durante a gestação. “Além de fortalecer a musculatura central do corpo, o Pilates garante membros superiores mais fortes o que facilitará a vida da mamãe na hora de cuidar do bebê”, explicou a educadora dizendo ainda que o Pilates ativa o sistema circulatório, o que contribui para aliviar as dores e inchaços nos membros inferiores, fortalecendo essa musculatura para que aguentem o ganho de peso e ajudem a aliviar a sobrecarga na coluna”, conclui Priscila.
Fonte: Mais Vida Gestante
A prática de Pilates pode ser uma opção a mais para seu equilíbrio físico e emocional. O ideal é se informar sobre os estúdios que oferecem aulas de forma especializada e verificar com o médico as condições para a realização dos exercícios de Pilates, afinal, cada caso é um caso. As gestantes devem se focar em um restabelecimento gradual do corpo, à saúde da mãe e do bebê e o alívio de tensões e não um retorno imediato à antiga forma e condicionamento físico.
Conheça o Pilates
O Pilates é uma atividade física que combina flexibilidade, força, consciência corporal, relaxamento e respiração. Os exercícios são baseados em movimentos feitos ao mesmo tempo em que se contraem o abdome e os músculos do assoalho pélvico (área entre as pernas, a partir do osso púbico na frente até a base da espinha nas costas), região conhecida nesta prática como “core”.
Fonte: Revista Pilates e Baby Center