No dia 04 de novembro às 19:00 aconteceu o minicurso: A importância de grupos de orientação familiar para usuário de álcool e outras drogas, mediado pela psicóloga Ana Carolina Peixoto de Nascimento, em continuação ao CAOS – Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia.
O mini curso iniciou com a apresentação do currículo da mediadora Ana Carolina, que contou um pouco sobre sua trajetória e primeiras experiências como profissional psicóloga. A mediadora descreveu sua experiência de trabalho com as famílias de usuários de álcool e outras drogas no CAPS, e ressaltou as dificuldades e barreiras pela busca de um tratamento.
Após a apresentação formal, a mediadora debateu sobre o assunto que pode ser ressaltado no tema, as drogas. Neste momento, Ana Carolina apresentou o conceito proposto pela Organização Mundial da Saúde do que é uma droga, quais são elas, como se apresentam e os possíveis efeitos que estas causam nos usuários e as consequências que trazem para eles e também para a família.
Sobre a família, a mediadora aponta a sua importância e ressalta que a participação desta se apresenta em diversas nuances. A principio, a família aparece como fundamental participação no processo que o usuário vive dentro de uma instituição como CAPS, visto que sua presença vai desde o receber acolhimento da instituição enquanto família, até promover apoio ao usuário que está em situação de vulnerabilidade e sofrimento. A mediadora esclarece ainda que a participação da família é importante para garantir a compreensão de como as relações familiares destes são estabelecidas, e como elas operam no surgimento e manutenção dos sintomas apresentados pelo usuário.
Ademais, durante todo o tempo o minicurso contou com a participação ativa dos que estavam presentes, com bastante perguntas, apontamentos e relatos pessoais.