Caos 2021: O papel dos pais na prevenção à violência sexual infantil

O minicurso realizado nessa manhã de quinta-feira com o tema O Papel dos Pais na Prevenção à Violência Sexual Infantil, foi bastante elogiado pelos inscritos que participaram ativamente durante todo o evento, ele foi ministrado pela especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Gleisse Pires e se deu via Google Meet com a mediação da acadêmica de psicologia Ellen Rísia. 

A palestrante começou com uma dinâmica de apresentação e logo em seguida deu início ao minicurso, segundo ela, a relação parental é fundamental para trabalhar qualquer prevenção. Existem quatro estilos parentais: permissivo, negligente, autoritário e assertivo. É importante saber disso, pois o estilo em que uma pessoa é criada influencia diretamente em como ela vai criar outra pessoa, e pode ser bom ou ruim, mas a partir do momento que se tem consciência disso, pode-se escolher outras formas de se relacionar. 

Fonte: Arquivo Pessoal

Com educação consciente e educação socioemocional é possível ter conexões sinceras entre pais e filhos e essa relação de confiança atrelada a educação sexual previne abusos sexuais. O relacionamento e abertura são importantes porque é na infância que a criança constrói bases que sustentam os elementos centrais da sexualidade. Isso vai fazer parte de toda sua vida adulta. 

A palestra contou com outras dinâmicas, trazendo o público para a discussão e promovendo uma troca de conhecimentos muito saudável. Como esperado, houve muitos relatos pessoais e perguntas polêmicas, mas que agregaram bastante e trouxeram reflexões profundas sobre que tipo de pais, filhos, tio(a)s e profissionais esperamos ser. Para finalizar houve a exibição de uma animação sobre abuso infantil, falamos sobre as consequências desse crime e a psicóloga Gleisse Pires divulgou seu livro Encorajando Pais que será lançado em breve e o Baralho Educar com Amor.

Alunos Presentes / Fonte: Arquivo Pessoal

Para se inscrever no CAOS e participar de minicursos e demais eventos basta entrar no site www.ulbra-to.br/caos/edicoes/2021/ e seguir a programação.