Caos 2021 – Psicologia em Debate aborda o tema Pandemia no Sistema

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 3, o Psicologia em Debate, como parte da programação da 6ª edição do CAOS – Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia, com o tema “Psicologia e Atuação Psicossocial em Situações de Emergência”. 

Em uma das salas temáticas do Psicologia em Debate, que teve início às 14h foi apresentado o documentário a Pandemia no Sistema, que teve por mediadora a professora e psicóloga Lauriane dos Santos Moreira, que possui especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família e em Análise Comportamental Clínica. É mestre em Desenvolvimento Regional (UFT). Atualmente é professora no curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde Mental, Psicologia Social Comunitária e Análise do Comportamento e Cultura. A mediação do evento foi feita pelo acadêmico de Psicologia Gabriel Pereira Lopes, e foi transmitida pelo Google Meet. 

O documentário a Pandemia no Sistema, discorre sobre o impacto dos determinantes sociais que permeiam pessoas e comunidades vulnerabilizadas. Como estratégia para ampliar o campo de visão sobre outras realidades, a ilustre convida Lauriane Santos fala sobre micropolítica, a ação de compartilhar com o próximo, nos seus espaços coletivos, de articular meios de intervenção para melhoria de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. O documentário traz inúmeras reflexões sobre o impacto da pandemia da Covid-19 sobre a vida de pessoas negras e a discrepâncias de mortes entre negros e brancos. Também foi mencionado sobre o lugar de fala dessas pessoas na sociedade. 

‘’Estar coerente com os princípios fundamentais do código de ética do profissional Psicólogo não é uma escolha, é uma obrigação’’: é a fala da mediadora do evento, que enfatizou a importância da Psicologia social e as demandas reais e as desigualdades que surgem a partir desse campo de atuação. As cartilhas que orientam o fazer do profissional Psicólogo também foram mencionadas. Dentre tantas reflexões, a fala de uma mulher trans teve destaque: “Antes da Covid-19 já não havia o direito de sair à rua e permanecer vivo”.  Esta fala, assim como dos demais participantes do documentário, proporciona reflexão sobre até onde vai o olhar e o fazer da Psicologia no campo social.

Durante todo o tempo de apresentação houve interação do público com a mediadora, havendo até acréscimo de tempo devido o engajamento do público com o tema. Certamente este Psicologia em Debate superou as expectativas dos envolvidos, temas sempre necessários de serem mencionados e a brilhante mediadora Lauriane Santos, que demonstrou muito afeto, empatia e humanidade durante toda a apresentação do evento. Aguardem ansiosos pelos próximos eventos, o CAOS 2021 promete!

Para se inscrever basta entrar no site www.ulbra-to.br/caos/edicoes/2021/ e seguir a programação