Diga que calçado usa…

 

O que você diria se o seu calçado pudesse descrever sua personalidade? Uma das respostas poderia ser que isso é impossível, mas está enganado. Segundo um estudo apresentado no portal da Revista Superinteressante isso é possível sim: os calçados de uma pessoa são reflexo da personalidade da mesma.

Segundo a reportagem da revista, o estudo realizado pela Universidade do Kansas no EUA envolveu dois grupos distintos com pessoas desconhecidas entre si. Enquanto um agrupamento respondia um formulário sobre  personalidades e entregava uma foto dos tênis e sapatos, o outro grupo tinha que descobrir quem seriam os possíveis donos dos calçados. O resultado da pesquisa relevou que 90% das características pessoais podem ser determinadas por uma simples análise do estilo, preço, cor e condição do sapato.

Neste sentido, a equipe do Portal (En)Cena entrevistou pessoas para saber se é possível desvendar um pouco da personalidade de cada uma através dos calçados escolhidos durante a reportagem.

Incialmente foi perguntado aos participantes, a quantidade de calçados que possuem. As respostas apontam que a mulher possui dez pares, enquanto o homem, quatro. A segunda pergunta apresentar um pouco dos gostos, o calçado favorito, o entrevistado prefere um tênis casual da marca Nike, já nossa entrevistada opta por um sapato azul de salto alto grosso. Segundo o estudo publicado pela Superinteressante, o rapaz é uma pessoa calma, no entanto, a moça é uma pessoa com certo nível de nervosismo. Em seguida foram perguntados os locais que mais utilizam os seus calçados favoritos, o homem usa o tênis durante a noite em seus lugares de rotina, a mulher utiliza principalmente na igreja e em eventos que participa.

Dessa forma é questionado para o casal, se eles consideram os calçados como reflexo de suas personalidades, para o entrevistado Rômulo Carvalho, acadêmico de Engenharia Civil isso não é real, pois “a personalidade de uma pessoa está relacionada à muito mais a fatores como gostos, costumes e etc., do que a um simples acessório”. No caso da entrevistada Lara Barreira, acadêmica de Publicidade, os calçados refletem bastante, porque “tenho a personalidade forte e simples ao mesmo tempo, por essa razão opto por calçados que sigam essa mesma linha”, afirmou.

Por último, pedimos uma frase que definisse suas personalidades: “meu ser é mais elevado do que qualquer frase de impacto”, disse Lara .  “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. Tudo me é lícito, mas nem tudo me edifica”, finalizou Rômulo.