Uma pesquisa da ONU de 2017 divulgou que metades das crianças do mundo já sofreram bullying. O estudo falou com 100 mil crianças e jovens de 18 países, e constatou que metade deles sofreram preconceito por conta da aparência, gênero, orientação sexual, etnia ou nacionalidade.
Como dados do Ibope e Instituto Pró-Livro mostram que o público jovem é o que mais lê atualmente no Brasil, é relevante ressaltar a importância de tratar esses assuntos desde cedo.
Daniel Jahchan, autor de livros infanto-juvenis para o público nerd e geek, tem críticas sociais como tema recorrente de suas obras. Em seu primeiro trabalho, Guerra das raças, ele discutiu sobre a importância de aceitar as diferenças presentes na sociedade e como a união faz a força, levando à evolução.
Agora, com nova obra sendo lançada, Imaginetrium, Daniel usa um mundo cheio de imaginação e sonhos que valem ouro como pano de fundo de uma história que mostra as consequências do bulliyng e preconceito.
Além dos protagonistas, que sofrem nas mãos de valentões da escola, também conhecemos Duds, um dos vilões do livro, que tem uma vida marcada pelo bullying. Como sofreu infância, Duds escolhe machucar crianças quando se torna um adulto. Nutrindo um ódio por tudo e todos, ele sempre relaciona as jovens cobaias a seus agressores, e acredita que todos devam passar por sofrimentos.
Obras infantis podem ser muito mais do que apenas diversão e incentivo à leitura. Por meio dos livros é possível ensinar crianças como romper as barreiras do ódio e preconceito. Nada melhor do que orientar os pequenos como tratar o colega da melhor forma possível através do mundo da literatura.
DANIEL JAHCHAN: Nascido em 1994, na capital paulista, a paixão de Daniel Jahchan pela literatura nasceu quando tinha apenas 8 anos. Aos 11 começou a escrever fanfics de suas histórias favoritas e aí nasceu a paixão pela escrita. Depois das fanfics, vieram contos, poemas e canções, até chegar aos livros. Guerra das Raças, apesar de não ser a primeira obra que concluiu, foi a primeira que despertou seu desejo de publicação. Quando não está pensando nas aventuras de Zia e Ikarus, o autor está no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, onde estuda outra grande paixão desde 2013.
ANDREY GAIO LIMA nasceu em 1997 e é completamente viciado em animes, mangás e pela cultura japonesa em geral. Em setembro de 2016, começou a postar vídeos periódicos no canal Batima Animes, que até então era apenas o seu canal de humor. Mas o sucesso foi quase espontâneo, em pouco mais de um mês o canal alcançou a marca de 100 mil inscritos e se tornou referência para o público otaku/geek do YouTube. A brincadeira acabou fi cando séria e, atualmente com mais de 500 mil seguidores, Andrey se dedica integralmente ao BATIMA Animes. |
Ficha Técnica
Título: Imaginetrium
Autor: Daniel Jahchan e Andre Gayo Lima
Editora: Novo século
Páginas: 176