Novo livro detalha o autismo em Lacan

O psicanalista argentino Patrício Alvarez Bayon faz parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise para lançar seu no livro para “El autismo entre lalengua y la letra”.

No texto, o autor destaca retoma os três estatutos do simbólico em Lacan: a língua, a letra e a linguagem. Para ele, “a linguagem não existe”, pois pressuporia um encontro subjetivo impossível entre dois sujeitos. E a “língua é um conjunto indiferenciado de uns”, com ausência de significantes que lhe ofereçam sentido. Somente a letra, que representa o momento em que algo, extraído do zumbido da língua, se inscreve no inconsciente do sujeito, é que faz furo no real e articula à linguagem.

No caso do autismo, a foraclusão do furo produz consequências na letra e, por consequência, na linguagem. E o desafio da clínica do autismo é usar a lalengua para apoiar o saber fazer do paciente para travar uma relação com a linguagem.

Ficha técnica:

Título: El autismo entre lalengua y la letra

Gênero literário: livro técnico

Editora: Grama

Preço: R$ 59,90 + frete para o Brasil

Links para comprar: https://www.gramaediciones.com.ar/br/produtos/el-autismo-entre-lalengua-y-la-letra-patricio-alvarez-bayon/