Núcleo de Estudos Mímicos faz intervenção em escola de Palmas-Tocantins

Além das apresentações, os extensionistas puderam trocar experiências com os alunos em uma roda de conversa.

Nesta terça-feira (27), o NEM – Núcleo de Estudos Mímicos e Teatro Gestual, fruto da parceria entre o curso de Teatro da UFT e o curso de Psicologia do Ceulp, participou de um espetáculo de mímica clássica na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo. Por intermédio da professora Ana Cláudia Silva, que ministra aulas de teatro na instituição e também participa do NEM, os mímicos do grupo realizaram apresentações de quadros inspirados no famoso mímico Marcel Marceau para os alunos de 6° a 8° ano.

Ao final das apresentações ocorridas no auditório da instituição, os mímicos puderam interagir com os estudantes por meio de uma roda de conversa. Para a supervisora da escola, Rosana Gonçalves do Carmo, a ação serviu para enriquecer o conhecimento do alunos na área teatral: “Essa matéria é um conteúdo que para eles é muito novo. Mesmo que desde o primeiro ano a gente trabalhe teatro, cada etapa representa algo diferente. Na segunda fase, do sexto ao nono ano, eles estão mais aprofundados. A professora Ana Cláudia tem trabalhado mais detalhadamente a parte do teatro com eles e, juntos, estão participando de diversas peças teatrais aqui em nosso auditório. Isso têm enriquecido bastante, é louvável a apresentação de vocês!”, comenta.

A agenda do NEM conta ainda com apresentações na UFT de Porto Nacional (26/09), Escola Sávia Fernandes (01/10), CEMEI Sítio do Pica Pau (08/10) e na PPGCOM campus Palmas (30/10), proporcionando outras oportunidades de trocas interdisciplinares.

De acordo com o professor Diego Santos, “a peça vem agregar no sentido de  as crianças passarem a ter contato com o teatro profissional, pois essa é a primeira vez. A Escola Caroline Campelo fica agradecida em ter a participação do grupo aqui. Foi muito lindo! Só veio a agregar e ajudar à escola”, pontua.

Sobre o NEM:

O NEM – Núcleo de Estudos Mímicos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra) sob coordenação da profa. Dra. Renata Ferreira (Teatro da UFT), com apoio do prof. Me. Sonielson Sousa (Psicologia Ceulp). O objetivo do projeto é promover o encontro entre os extensionistas e diferentes comunidades; abrir espaço para discutir novas formas de comunicação, sobretudo pela Mímica, e proporcionar o encontro entre a Psicologia (funções terapêuticas) e o Teatro (expressões corporais e comunicacionais).

Psicóloga egressa do CEULP/ULBRA, residente em Saúde da Família e Comunidade pela FESP.