Ser criativo pode render bons empregos

Um mapeamento realizado pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro- FIRJAN chegou à conclusão que, nas últimas décadas, as empresas passaram a reconhecer a importância da criatividade como insumo de produção e perceberam também seu papel transformador no sistema produtivo.

Verificando este dado a empresa desenvolveu o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, uma nova ferramenta que permite a consulta dos dados referentes à quantidade de postos de trabalho, remuneração e o grau de escolaridade média das profissões criativas brasileiras. Os dados das ocupações são da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, classificados a partir das metodologias referentes às indústrias criativas.

No ano passado a publicação deste mapeamento completou dez anos da Indústria Criativa no Brasil, o objetivo era o de atualizar as estatísticas e conceitos, propondo-se a analisar o quanto evoluiu a Indústria Criativa brasileira na última década.

Imagem: Criatividade

Veja cinco dicas de como ser mais criativo diariamente e se lançar no mercado de trabalho.

Meta Das 10 Ideias

Pense num assunto e tenha 10 ideias em torno dele. Você não precisa pensar muito se elas são plausíveis ou não, apenas deixe a criatividade correr.

Desenhe

A ideia é que você externe aquilo que você está pensando através de desenhos. Pegue uma folha em branco e, mais uma vez, deixe a criatividade fluir. No final, analise o seu desenho e tente compreendê-lo. Pode ser que uma grande ideia tenha surgido sem que você tenha se dado conta.,

Seja Mais Sociável

Quando você conhece novas pessoas e culturas, acaba refrescando suas ideias e aprendendo coisas novas, estimulando a formação de novos pensamentos que, por sua vez, têm enorme potencial para gerar novas ideias.

Crie Distância da Situação

Estudos indicam que quando criamos uma distância psicológica da ideia que estamos desenvolvendo, conseguimos ver novos e melhores horizontes para ela. Isso porque afastamos nossos sentimentos e contextos que diversas vezes criam barreiras para a criatividade.

Vá Além

Quebre seus velhos estigmas e hábitos, permita-se inovar.  Qualquer ideia nova depende da sua vontade de tê-las e realizá-las. A cada vez que você diz que não é capaz, impõe uma nova barreira na sua criatividade.

No mapeamento realizado pela Firjan as profissões foram agrupadas em treze segmentos criativos: Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Biotecnologia, Design, Editorial, Expressões Culturais, Moda, Música, Patrimônio e Artes, Pesquisa & Desenvolvimento, Publicidade e TIC.