Comunicações orais na 1ª Semana Acadêmica de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Dos dias 22 a 26 de agosto de 2016 ocorreu a primeira Semana Acadêmica de Psicologia do Ceulp/Ulbra. Nas comunicações orais do dia 23 de agosto foram apresentadas os seguintes trabalhos: “Mídia e Infância: a erotização do corpo infantil”; “O Critério Estético da Moral: Reflexos de uma Sociedade Estigmatizadora” e “As Redes Sociais Digitais e seu Impacto no Desempenho do Portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento”.

A primeira apresentação abordou como a mídia pode influenciar as crianças a se tornarem consumidoras em potencial. Inicialmente, foi exposta uma linha do tempo que mostrou a visão dos adultos em relação a elas no decorrer da história. Algo que impressionou-me foi o fato de crianças serem consideradas mini-adultos e o uso de mão-de-obra infantil nas fábricas após a 2ª Revolução Industrial.

Ainda sobre mídia e infância, apresentou-se a facilidade de acesso a informação que as crianças têm hoje através da internet, televisão e até mesmo do celular. Outro aspecto abordado foi a banalização do corpo feminino e como isso acaba refletindo nas crianças.

A segunda apresentação abordou a forma com que julgamos moralmente uma pessoa com base em critérios estéticos. Atribuímos aquilo que é mau ao feio e o que é bom ao belo, e isso é bastante retratado em desenhos infantis. Outro critério que o julgamento moral também assume é o econômico, sobre isso retratou-se a diferença entre um crime  na periferia e um crime em zonas centrais das cidades.

A terceira e última apresentação foi sobre o impacto das redes sociais sobre o Portal (En)Cena – ferramenta de publicação de artigos do curso de Psicologia. O (En)Cena foi criado em 2012 e em 2016 passa por transformações. A partir do índice de visitação, buscou-se identificar o público que acessa o canal através das redes sociais, qual conteúdo mais interessa esse público e porque, as ameaças que podem afetar o portal, o que pode ser melhorado para que ele atinja maior público e que as pessoas naveguem por ele por mais tempo.

Print

Fonte: http://girasp.com.br/2015/10/representante-da-comunicacao/