De frente com a escola: desconstruir é preciso

Minha jornada no desenvolvimento da disciplina Estágio básico III, foi desafiadora e surpreendente, constatei que a quebra de paradigmas é fundamental nesse processo, o desconstruir é constante. Como comenta Gesser (2013), o grande desafio dos profissionais em Psicologia na contemporaneidade é o de desconstruir a busca de homogeneização dos indivíduos. Concordo com o autor. Cada vez mais tenta-se uma padronização onde as pessoas procuram manter-se em um modelo e aqueles que não se enquadram nesse padrão, podem ser excluídas ou ditas anormais. Nesse processo abandona-se a subjetividade do sujeito (GESSER, 2013).

As experiências vividas nas intervenções realizadas nesse estágio, me fizeram refletir sobre as dificuldades dos professores no contexto escolar. Esses profissionais estão sempre buscando construir algo novo para superar obstáculos e dificuldades, no processo ensino aprendizagem. O desgaste físico e emocional é notado pelas relações fragilizadas pela falta de confiança, de entendimento e compreensão, a rotina diária do trabalho do professor tratasse não somente de planejamentos e regência de aula, mas de investimento afetivo. E existem momentos onde o professor é desrespeitado pelo aluno, pelos pais e até mesmo pela sociedade.

Fonte: https://bit.ly/2lIhP8e

Como afirma Witter apud Lipp (2003, p.09), a escola é um microcosmo que reflete o mundo exterior e seus problemas, a autora acrescenta que por ter suas especificidades, também gera problemas, por vezes se projetam além muro. Assim, estudar e cuidar da escola e seus personagens é um compromisso social que não podemos ignorar. Por isso, vejo a importância dos estágios como grande aprendizado, não somente relacionando teoria e prática, mas podendo contribuir para futuras transformações nos contextos vivenciados.

REFERÊNCIAS:

GESSER, Marivete. Políticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo. Psicologia Ciência e Profissão, v. 33, 2013.

PORTO WITTER, G.; ARDOINO PASCHOAL, G. Estresse profissional na base Scielo. Braz J Health.[Internet], p. 171-85, 2010.