O SUS que abraça a todos

O SUS é um sistema que abraça a todos, e eu, como usuária e integrante do Pet Gradua-SUS, tenho muitas experiências a serem compartilhadas. De todas, a grande maioria são positivas e acrescentaram muito em minha formação acadêmica.

Através do PET Saúde (Programa de Educação para a Saúde pelo Trabalho), foram realizadas visitas nos campos: Unidade Básica de Saúde (405 norte), Vigilância de Óbito, Vigilância Ambiental e Fundação escola de Saúde Pública, no período entre Maio e Outubro do ano de 2016. Utilizou-se o método de observação, através do qual, obtivemos contato com o território e os serviços ofertados. Trata-se de um método eficaz, para fins de reconhecimento de território, porém, insuficiente, visto que, a observação agregada à prática seria ideal para construirmos argumentos acerca do que necessita ser aprimorado na graduação para melhor atuação dentro destes campos.

No entanto, o reconhecimento da estrutura e serviços oferecidos proporcionou a identificação da demanda existente nestes ambientes e a necessidade de ampliação dos recursos. Esses fatores que compõem a estruturação e a organização território permitiram melhor proximidade com a realidade do serviço.

Foto: Acervo Pessoal de Sabrinne Ferreira da Silva

As experiências de visitas realizadas instigaram a criticidade quanto à necessidade da inclusão de mais disciplinas que trabalhem a multidisciplinaridade no âmbito acadêmico. Uma das mudanças que se tornam necessárias após o contato com esses territórios de atuação, é a mudança da grade curricular dos cursos de graduação. As disciplinas existentes no curso de Psicologia, em sua maioria transmitem uma visão unilateral, e, como observado nas visitas, os serviços do SUS exigem uma atuação conjunta/multidisciplinar que deve ser promovida visando a totalidade do sujeito. Surge então a necessidade da visão multidisciplinar ao abordar os conteúdos oferecidos na graduação, bem como instigar a importância do trabalho em equipe, através da transversalidade e de uma perspectiva integralizada.

Foram experiências enriquecedoras, visto que ampliaram meu conhecimento acerca dos serviços e instigaram a minha criticidade em relação á atuação e formação do psicólogo nestes campos.

Tais vivências enriquecem o SUS, ao esclarecer aos acadêmicos a importância da integralização e do engajamento para a melhoria do serviço.

Foto: Acervo Pessoal de Sabrinne Ferreira da Silva

Em contrapartida, recentemente (janeiro de 2018) tive uma experiência na UPA SUL como usuária do serviço, na qual pude vivenciar a aplicabilidade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde através da classificação de risco, acolhimento e o serviço em sua totalidade. Foi gratificante ser atendida com tamanha agilidade, humanismo e eficácia.

Diante da experiência, é possível verificar a importância de incentivar diariamente os profissionais à atuarem de forma humanizada, além da necessidade de realizar treinamentos e capacitações para que não se perca a qualidade do serviço.

O Pet saúde tem proporcionado uma gama de experiências que ampliam o olhar acadêmico quanto ao serviço, suas demandas, o papel do profissional, a importância do trabalho multidisciplinar, além de contribuir com o enriquecimento curricular, ao oferecer novas perspectivas além do âmbito acadêmico.

Para o futuro pretendo ingressar profissionalmente no serviço para que seja possível aplicar todo o conhecimento adquirido através da graduação e no PET Saúde, em defesa de um SUS de qualidade.

Foto: Acervo Pessoal de Sabrinne Ferreira da Silva