PROFISSÕES

Em um dia comum na copa de um hospital de referência da região norte do país, um estagiário do setor administrativo estava em seu intervalo de almoço, sentado em uma cadeira, degustando de algumas bolachas com café sem açúcar. Ninguém imaginava, mas este estava refletindo sobre o dia puxado que teve, sobre as rotinas desgastantes de um assalariado e sobre a pouca rentabilidade que aquele trabalho lhe oferecia. 

Fonte: encurtador.com.br/nDMO4

 

De repente, adentrou na copa um médico com um jaleco branco comprido e em seguida suspirou profundamente, falando consigo mesmo:

  • Ser médico tem que ter muita paixão. Ainda bem que eu amo! Meu Deus, que dia! 

Fonte: Google Imagens

 

Em seguida o estagiário o encarou e refletiu mais ainda. O médico apenas tomou um copo d’água e se retirou do ambiente. O estagiário começou a imaginar como seria sua vida se optasse por medicina. Mentalmente listou algumas vantagens: reconhecimento social e salário bem acima da média nacional foram alguns pontos observados. Em seguida, listou algumas desvantagens: anos de estudo; muito dinheiro e recursos para se dedicar apenas a isso; profissão ainda elitizada e pouco acessível a sua condição social.

Terminando seu devaneio, um pensamento sobreveio como um insight em sua mente, porque não tentar algo como Youtuber? Recursos totalmente acessíveis, demanda muita autenticidade, o que ele tem de sobra, e constância, que tem mais ainda, além de ter horários flexíveis. O que ele teria dúvida era sobre o retorno financeiro dessa empreitada. Já animado com a ideia, começou a esboçar em um papel um roteiro de temas que poderia abordar em suas redes sociais e principalmente no YouTube com vídeos. 

 

Fonte: Google Imagens

 

Chegando ao final do seu expediente, retirou o seu celular e em seguida acionou a câmera e começou a gravar, dizendo:

– Bom pessoal, cá estamos nós em mais um dia, findando a lida do proletariado, triste! Estou cansado, esgotado, querendo só comer e dormir e amanhecer rico amanhã. Será que em um universo paralelo eu sou herdeiro? Só queria viajar no tempo igual no filme A Ressaca e mudar a realidade para me tornar milionário, é pedir muito? Risos. Enquanto isso cá estamos nós sofrendo para sustentar a nobreza do patrão, porque até os médicos, estão pedindo arrego. 

O estagiário gravou apenas este trecho e lançou em seu Instagram e em poucas horas viralizou, pois suas expressões, sotaque, modo de se expressar e gesticular de fato eram autênticos, genuínas e cativantes. Para quem estava do outro lado da tela do celular, se identificou bastante e por isso se viralizou tão rápido. 

 

Fonte: Google Imagens

 

O estagiário se surpreendeu com a velocidade da repercussão, posto que alcançou níveis nacionais, até celebridades e empresas de renome estavam compartilhando seu pequeno vídeo. Surpreso com tudo, tirou a noite para pensar como digerir tudo, ainda sem cair a ficha. 

Passados alguns meses, a mesma pessoa já estava recebendo mais que o quinto do valor como estagiário. E então pensou em uma das exibições feitas nas redes sociais, afirmando:

Gente, e um tempo atrás eu pensando em fazer medicina para poder viver bem?! Meu Deus, tem que ter um pensamento muito pobre e f* para querer fazer medicina só por dinheiro e estabilidade viu! Se tiver alguma ideia, tente meus amores, a vida não se resume a se matar de trabalhar para pagar boleto, não!