Ação Psi leva intervenções para a comunidade palmense

O projeto extensionista Ação Psi, cujo objetivo é integrar ações práticas do curso de Psicologia junto à comunidade palmense, no que se refere ao contexto comunitário e social, envolveu dezenas de acadêmicos do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra durante o último semestre letivo.

Foram realizadas quatro atividades com viés comunitário no bairro Taquari em Palmas, a partir de demandas identificadas em visitas ao setor. As ações impactaram diretamente 125 pessoas da comunidade, e a condução ficou por conta dos professores Cristina D’Ornelas Filipakis Souza, Lauriane dos Santos Moreira, Marisa Ramos Armudi, Muriel Correa Neves Rodrigues e Ruth do Prado Cabral.

Em consonância com os saberes da Psicologia Comunitária, que busca promover conscientização e autonomia para garantir direitos, foram desenvolvidas diferentes ações coletivas, mediadas por estagiárias de Psicologia e em parceria com instituições públicas e privadas da região.

Neste semestre, os seguintes temas foram abordados: “Roda de Conversa sobre Depressão – O que é depressão? Quais os sintomas? Como buscar ajuda?”, “Dia da Família”, “Os Desafios de Ser Mulher” e “Construindo com criatividade: construção de brinquedos com materiais recicláveis”.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.