CAOS 2018: problemas de aprendizagem x diagnóstico na infância é tema de minicurso

O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio.

Ocorreu na tarde dessa terça-feira (22) nas dependências do CEULP/ULBRA, o minicurso “Problemas de Aprendizagem X Diagnóstico na Infância” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018. As atividades foram conduzidas pelas psicólogas Fabiana Fleury Curado e Lauriane dos Santos Moreira.

As palestrantes Fabiana Curado e Lauriane Moreira com os congressistas. Foto: Karlla Garcia

Procurando desconstruir os padrões de aprendizagem formais, as ministrantes usaram acessórios cômicos e permitiram que os participantes se sentissem à vontade para deitar. Entre os temas abordados estiveram a importância da não-polarização de fatores que influenciam os problemas de aprendizagem e a função do psicólogo na busca pelas causas reais desse problema. Os participantes puderam interagir e dar opiniões sobre suas experiências pessoais quanto ao papel da escola, família e profissionais frente aos problemas de aprendizagem e seus diagnósticos na infância.

Para a acadêmica de psicologia Emilly Gabrielle, falar de psicodiagnóstico na educação é importante pois “desde o início da graduação se estuda psicologia do desenvolvimento e as fases do desenvolvimento cognitivo, sendo o ambiente escolar é um dos principais ambientes que constroem a subjetividade da criança, então esses rótulos são extremamente limitadores para essas crianças”.

Fabiana Fleury Curado é psicóloga, mestre em psicologia, especialista em docência no ensino superior e psicóloga no Hospital Dona Regina. Lauriane dos Santos Moreira é psicóloga, mestre em desenvolvimento regional, especialista em saúde pública com ênfase em saúde coletiva e da família e professora no curso de psicologia do Ceulp/Ulbra.