#CAOS2018: tecnologias para salvar vidas é tema de mesa redonda

No dia 25 de maio, em decorrência do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) ocorreu no Ceulp/Ulbra (auditório central) a mesa-redonda “Tecnologias de cuidado xxxxx”, com Vinícius Gonçalves Boaventura (Enfermeiro CIHDOTT do HGP) , Núbia Freitas (Médica Oftalmologista BOTO Banco de Olhos do Tocantins), Carla Bono Olenscki Coelho ( Psicóloga, Coordenadora do Serviço de Psicologia do HGP). A mesa teve a mediação da Prof. Me. Izabela Almeida Querido.

A mesa iniciou suas atividades com a Oftalmologista Núbia Freitas, que trouxa a importância da doação de córneas para a realização de transplantes. Apresentou-nos o trabalho realizado pelo Banco de olhos do Tocantins, que conta com uma estrutura física pequena, porém realiza um trabalho grandioso e muito importante.

De acordo com o IBGE existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil, e dessas, 32 mil estão á espera de um transplante de Córneas.

Em seguida, a coordenadora do núcleo de Psicologia do HGP, Carla Coelho trouxe o assunto do diagnóstico por Morte Encefálica, visto que esse tipo de morte é a que possibilita o maior número de captação de órgãos para serem doados. De acordo com o Ministério da Saúde, a morte encefálica é “a morte baseada na ausência de todas as funções neurológicas”, e a sua constatação precisa ser feita de maneira precisa e responsável.

De acordo com Carla, um paciente que falece por M.E não necessariamente poderá doar seus órgãos, já que existem várias etapas para que se chegue ao processo de doação de fato.

O que vale destacar é que quanto mais pacientes puderem ser doador de órgãos, mais pessoas poderão ser salvas e terem a chance de continuar vivendo. Para a Psicóloga do HGP “Doação de órgão é isso. É deixar amor”.

Acesse o vídeoComo funciona a doação de órgãos e transplantes?No link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=AdgjiPL0cjQ e saiba mais sobre o processo.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao