#CAOS 2018: Tecnologias de Cuidado em Saúde é tema de mesa redonda

A mesa é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio.

No dia 24 de maio, em decorrência do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) ocorreu no Ceulp/Ulbra (auditório central) a mesa-redonda “Tecnologias de cuidado em saúde”, com os psicólogos convidados Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CAPS AD), Cesar Gustavo Moraes Ramos (FIOCRUZ/FESP) e Jonathan Rospide Nunes (FESP). A mesa teve a mediação da Prof. Me. Carolina Santin Cótica.

Os Psicólogos Jonatha Rospide Nunes, Cesar Gustavo Moraes Ramos, Carolina Cótica (mediadora) e Ana Carolina Peixoto. Foto: Irenides Teixeira

Cesar inicia a fala, dizendo que “política é o espaço das relações” e que “nós só devemos nos preocupar com a produção de tecnologia quando esta está ligada ao humanismo”, refletindo que a tecnologia só é válida quando é pelo humano, pela sua emancipação e alteridade. Depois, fala sobre o programa Housing first, que consiste em criar espaço de moradia segura para quem está em situação de rua e cita os programas semelhantes no Brasil, como o Programa Atitude, De Braços Abertos e Palmas que Te Acolhe.

Na sequência, o Psicólogo Jonathan trouxe um apanhado acerca da modificação histórica da psicologia, falando sobre a Psicologia Social-Comunitária. Explana um pouco sobre a Equipe de Consultório na Rua, o Palmas que Te Acolhe e o SUS, destacando também os princípios básicos deste.

Por fim, Ana Carolina desmistifica um pouco sobre o que é droga, suas classificações, as diferenças entre uso, abuso e dependência. Apresenta também três olhares sobre as drogas: o da saúde, o da justiça e o da religião. Logo após, fala de um quarto olhar, o da redução de danos (RD), que propõe o olhar da cidadania, de escolha. Enfatiza que o papel do psicólogo nesse âmbito se dá pelo acolhimento incondicional de quem procura pelo serviço e também dos que estão em situação de rua, através do Consultório na Rua.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao