#CAOS2018: Encontro das ligas de Psi acontece no CAOS

O encontro “Convergir e divergir” foi mediado pelo C.A. de psicologia e aconteceu no penúltimo dia do evento

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 24 de maio de 2018, no Ceulp/Ulbra, o primeiro encontro das Ligas Acadêmicas de Psicologia com a temática Convergir e Divergir, as LIGAS participantes foram de psicanálise e fenomenologia, contou com a presença da psicóloga e profa. Muriel Rodrigo e com a psicóloga recém-formada Gythãna Dantas e a mediação foi realizada pelo Centro Acadêmico (C.A.).

Acadêmicos representantes da Liga Fenomenológica. Foto: Laryssa Araújo.

O Convergir e Divergir objetiva visualizar pontos que se divergem ou se assemelham em ambas abordagens por meio de um debate. Além de perguntas das ligas entre elas mesmas, também havia uma caixa disponível para que o público pudesse fazer seus questionamentos de forma mais harmoniosa e anônima. Ao longo do debate surgiram perguntas como: relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA), psicopatia, inconsciente, neuropsicologia, entre outros.

Acadêmicos representantes da Liga de Psicanálise. Foto: Laryssa Araújo.

Samiro Carvalho, participante da LIGA de psicanálise e vice-presidente do C.A. de psicologia, ressalta que “O ‘Convergir e Divergir’ foi um dos projetos que tomou meu coração pela sua função social, política e acadêmica. É uma, dentre tantas outras tentativas de resolver um dos principais problemas contemporâneos, a intolerância intelectual. Quando o meu, ou o seu pensamento fere o outro, quando é intolerável aceitar as diferenças e o fato de que isso não nos separa, não nos torna inimigos, de que SIM, eu posso descordar de você e conviver com isso. Ver esse projeto finalmente dando seu primeiro suspiro me enche de satisfação e da sensação de missão cumprida”.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao