#CAOS2018: Musicoterapia / Dançaterapia são temas de Psicologia em Debate especial

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS

Ocorreu nesta quinta-feira, dia 24 de maio de 2018, o Psicologia em Debate especial “A psicologia e as técnicas integrativas: desafio emergente”, que dentre os temas apresentados teve-se Musicoterapia e Dançaterapiana Sala 417 (Prédio 4), no Ceulp/Ulbra. O trabalho foi ministrado pelas acadêmicas de Psicologia, da instituição supracitada, Bruna Machado, Geicilane Vale, Jucelia Sousa, Ludiele Peer e Thais Raianny da Silva, sob orientação do Prof. Sonielson Luciano de Sousa.

Explanou-se que a musicoterapia como uma ciência não pura, que afeta o humor e objetiva reduzir o estresse do indivíduo, de modo que no contexto ensino proporciona o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de melhorar o rendimento escolar e no contexto hospitalar promove um bom acolhimento, estimula a experienciação de sentimentos e auxilia a recuperação física, mental e emocional do paciente.

Apresentação. Foto: Laryssa Araújo.

E no que tange a dançaterapia teve-se como foco a dança circular que é típica em todos os povos, tem como propósito união e cooperação, na educação consegue aprimorar as inteligências linguística, musical e geográfica, por exemplo, enquanto que na saúde é considerada uma prática terapêutica e integrativa. Por fim, a acadêmica Thais Raianny convidou os expectadores para experimentá-la, conduzindo a dança e o grupo.

Acadêmicas e prof. Sonielson Luciano. Foto: Laryssa Araújo.

Fernanda Karoline Bonfim assistiu a apresentação e relatou sobre a linha do tempo baseada em músicas proposta pelas ministrantes: ”me conectou com lembranças passadas, em que com a correria do dia a dia não paro para pensar. Uma lembrança muito boa de minha infância foi quando eu, minha amiga, minha mãe e a amiga dela parávamos para ouvir músicas de Leandro e Leonardo regadas de geladinhos para enganar o calor. Assim como também ressignifiquei sons que me traziam mal-estar”.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao