HACKATHON: Equipe “QR-TC” objetiva acolher estudantes

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

A equipe QR-TC (Quer refúgio? Tecle conosco), composta por acadêmicos de Psicologia e dos cursos da área de Computação, participou do 1º Hackathon Tech for Life, cujo tema é “Tecnologia e Saúde Mental”. O grupo tem como objetivo possibilitar habilidades sociais a partir de ferramentas utilizadas para promoção de saúde mental, bem como prevenção e diminuição de problemas interpessoais.

Trata-se de uma plataforma cujo objetivo é estabelecer uma aproximação entre pais, alunos, colégios, profissionais da saúde mental, e ser um meio de apoio para os adolescentes que estão passando por situação em que necessitem de apoio. Ele é um sistema online onde o aluno tem acesso de forma anônima por um QR Code que estará presente em seu colégio. Depois de ter feito o acesso, o aluno poderá conversar de forma anônima com profissionais capacitados e treinados que poderão lhe dar apoio.

O sistema irá identificar quando alguma palavra ou frase das conversas deverão ter uma atenção especial, e então irá gerar dados que irão mostrar estatísticas dos assuntos mais frequentes abordados pelos alunos, com isso a escola poderá intervir com conscientização em seu ambiente.

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

1º Hackathon Tech for Life – Em parceria com os cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software, o curso de Psicologia participa do 1º Hackathon Tech for Life – que é uma maratona de programação – nos dias 19 e 20 de maio. A temática do 1º Hackathon é “Tecnologia e Saúde Mental” (o tema específico, no entanto, será anunciado na abertura do evento), com o propósito de trabalhar a inovação no desenvolvimento de protótipos, softwares aplicativos, dentre outros projetos de temática tecnológica que possam ser aplicados ou desenvolvidos com este objetivo. A ação é uma prévia do CAOS (Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia) e do ENCOINFO (Congresso de Computação e Tecnologias da Informação).

Integrantes da equipe

Carolina Láuria,22 anos, acadêmica de Psicologia, 4° período

Leonardo Setubal Maggio,20 anos, acadêmico de Engenharia de Software, 4° período

Renan Bringel,20 anos, acadêmico de Ciência da Computação, 5° período

Samuel Felipe Branco Paiva,34 anos, acadêmico de Psicologia, 4° período

 

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.