Caos 2019: Sessão técnica aborda o movimento #ELENÃO no jornal El País

Na tarde desta quinta, 23 de maio, no Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), realizado no Ceulp/Ulbra, o tema “ O movimento #ELENÃO NO JORNAL EL PAIS: uma expressão do empoderamento feminino no Brasil´´ foi abordado na sala 219 durante uma sessão técnica mediada pela Profa. Me. Thais Moura Monteiro. A apresentação foi realizada pela psicóloga egressa da Ulbra Janaína Vilares da Silva.

Para iniciar sua fala, Janaína fez uma contextualização do assunto, esclarecendo para os presentes o momento político que se passava durante sua pesquisa, sendo esse o de que o Partido dos Trabalhadores (PT) após 14 anos no poder, sofreu junto a Dilma Rousseff um impeachment, abrindo espaço para seu vice ocupar o poder e para possíveis candidatos da eleição que se aproximava entrarem em ação, entre eles, Jair Messias Bolsonaro.

Este que desde o início de sua campanha gerou repulsa em grande parte da população e como Janaína deixa claro, as mulheres principalmente tomaram frente ao movimento inicialmente online #ELENÃO, onde vários grupos com milhares de pessoas expressavam sua indignação com o então candidato à presidência Bolsonaro.

Com as eleições se aproximando o maior grupo com a pauta #ELENÃO foi hackeado, o que segundo a palestrante só aumentou o engajamento das participantes, estas que organizaram após o ocorrido passeatas por todo o país para expressar publicamente sua indignação contra um candidato que representava o machismo e a misoginia.

O jornal El País é citado como um dos veículos de informação que cobriu o movimento de empoderamento no Brasil de forma ética e reflexiva. Janaína ressalta que apesar da vitória de Bolsonaro nas urnas, o movimento #ELENÃO foi de extrema importância, porque possibilitou o aumento da visibilidade da luta feminina contra a misoginia.