CAOS: Alternativas para a violência é tema em sessões técnicas

Nesta quarta, 23 de agosto, ocorreram no Ceulp/Ulbra as Sessões Técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes da Psicologia (Caos). As apresentações de trabalhos por comunicação oral foram de acadêmicas orientados e supervisionados pela profª Dra Ana Beatriz Dupré Silva (Ceulp/Ulbra).

A acadêmica Olga Raiza Borges apresentou o trabalho “Contribuições da análise do comportamento para a formação de condutores ”. A autora pesquisou o desempenho de duas alunas em um centro de formação de condutores na capital tocantinense, com o objetivo de investigar a relação entre violência no trânsito e a formação recebida. Com os resultados obtidos, pôde-se concluir que instrutores mais pacientes e que indicam os erros incentivando novas tentativas, provocam uma aprendizagem mais satisfatória dos alunos, com aumento na frequência de comportamentos esperados.

A segunda apresentação do grupo de trabalhos foi “Relação entre estilos parentais e proatividade infantil:  uma abordagem comportamental” da acadêmica Jackelaynne Coelho Eufrázio . Com a valorização atual de comportamentos considerados proativos, a autora pesquisou a relação estabelecida na infância e os estilos parentais, entre eles: autoritários, indulgentes, negligentes e autoritativos. Como resultado, a autora concluiu que pais autoritativos e proativos costumam formar filhos mais proativos e pró-sociais.

O terceiro trabalho foi “Atendimento em grupo para crianças e pais: um relato de experiência”  das acadêmicas Lorena de Menezes, Sabrinne da Silva e Tatiane dos Santos. Em um grupo de pais e filhos atendidos na clínica escola do SEPSI, foram estimuladas habilidades sociais nas crianças através de resolução de problemas e recursos lúdicos, resultando em novos repertórios comportamentais.

Por fim, o último trabalho do dia foi “Tempo para viver: contingências planejadas a partir do movimento slow”, das acadêmicas Danitsa da Costa Lisboa, Rafaela de Abreu Martins, Lílian Cristina Pinheiro e Viviane Moreira e Silva . O movimento Slow Food, que inicialmente propunha um consumo mais lento e valorizado da comida, se expandiu virando a filosofia de vida “movimento slow”. Em uma escola particular de Palmas, as acadêmicas juntamente com sua turma de estágio, incentivaram crianças de várias idades a realizar leituras mais lentas e interativas; a paciência, com a produção dos próprios brinquedos; construção de brinquedos com menos tecnologia a a partir da materiais recicláveis; educação sensorial para estimular a confiança e sensações; e por último um retorno à natureza no Terraquarium do Ceulp/Ulbra.

O Congresso

Durante os dias 21 a 25 de agosto de 2017, semana em que se comemora o Dia do Profissional de Psicologia, o Congresso Acadêmico de Saberes da Psicologia (Caos) acontece no Ceulp/Ulbra contando com uma série de atividades que se debruçam sobre um dos temas mais emergentes da contemporaneidade, a violência. Temas como ‘Manejo clínico de vítimas de violência doméstica’, ‘Violência no Trânsito’, ‘Prevenção ao Suicídio e automutilação’, ‘Violência nas redes: em que momento nos tornamos tão insensíveis ao outro?’, ‘Alienação Parental no contexto sociojurídico’, ‘Violência e Sofrimento Psíquico no Trabalho’ e ‘Mídia, Corpo e Violência’ serão alguns assuntos abordados, dentro de uma programação que envolve aproximadamente 30 atividades.

Serviço:

O que: Palestra e mesas-redondas
Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra
Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/
Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural