#CAOS2018: abertura de Congresso discute a interface Psicologia e Tecnologia

Palestrante pontuou importância do uso das tecnologias para a pesquisa acadêmica, para a prática corriqueira na profissão e, por fim, para psicoterapias pela web.

Com um auditório lotado, o Dr. Felipe de Souza, que faz pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo, fez a palestra de abertura do Caos 2018 na última terça, dia 22, às 9h30 da manhã, no Ceulp/Ulbra.

Dr. Felipe abordou como a tecnologia está presente no cotidiano da Psicologia, desde os seus primórdios, ao compor a preocupação inicial dos teóricos de diferentes abordagens, que apresentaram para a comunidade acadêmica e para o público uma série de dispositivos tecnológicos para ajudar a identificar e intervir em demandas da Psicologia.

O palestrante também pontuou a importância do uso das tecnologias para a pesquisa acadêmica, tendo em vista que, atualmente, é possível ter acesso a praticamente todos os periódicos e bibliotecas de referência, o que acelera processos e amplia a visão do pesquisador. Ainda falou sobre a mediação de dispositivos tecnológicos na prática cotidiana dos psicólogos, como por exemplo os processos psicoterapêuticos pela web. Sobre este último tema, apresentou uma série de pesquisas que mostram as vantagens de se realizar tratamento psicológico pela web.

O palestrante ainda observou como a tecnologia pode ser uma aliada dos profissionais de Psicologia na divulgação e popularização dos grandes temas da área, além de facilitar o processo de formação de público, a partir do uso adequado de sites e redes sociais eletrônicas.

Ao final, dr. Felipe abriu o evento para perguntas dos acadêmicos, que por aproximadamente 40 minutos interpelaram sobre as principais dúvidas. O evento contou com a participação em peso da comunidade acadêmica, e também recebeu a participação do reitor da instituição, Adriano Chiarani, da diretora Acadêmica Parcilene Brito e das coordenadoras do curso, Irenides Teixeira e Cristina Filipakis.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.