#CAOS2018: Análise de Sentimentos é tema de minicurso

O minicurso “Análise de sentimentos: quando a Inteligência Artificial encontra a Psicologia” ministrado pela Psicóloga Me. Parcilene Fernandes de Brito abordou a capacidade atual que as máquinas têm de analisar os sentimentos humanos com o objetivo de pensar como os tais se configuram.

Mas como esse processo se dá? Basicamente o projeto consiste na criação de um aplicativo capaz de analisar os sentimentos dos usuários da internet através dos textos que são publicados por eles mesmos. Tal análise é feita por meio de algoritmos que fazem uma associação dos textos escritos com o sentimento por trás deles.

Usando dos conhecimentos de autores renomados da Psicologia, como Vigotsky e Skinner, a Psicóloga tem desenvolvido sua tese de Doutorado (com defesa marcada para junho de 2018), unindo Psicologia e Programação.

Fonte: A Psicóloga Me. Parcilene Fernandes de Brito e os congressitas do CAOS

Para Parcilene, a possibilidade de analisar o sentimento humano por meio de algoritmos é incrível, e também assustadora.
Para a acadêmica de Psicologia Gabriela Gomes Miranda, o minicurso foi uma grande oportunidade para desconstruir alguns preconceitos e barreiras, que a mesma tinha sobre o uso/influência da tecnologia pelos seres humanos. Além de ampliar seu olhar a cerca das infinitas possiblidades de união entre os saberes da Psicologia e da Computação.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao