#CAOS2018: O impacto das tecnologias na configuração familiar é tema de minicurso

O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio.

Ocorreu na tarde dessa quarta-feira (23) nas dependências do CEULP/ULBRA, o minicurso “O Impacto das Tecnologias na Configuração Familiar” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018. As atividades foram conduzidas pela psicóloga Juciara Cristina Teixeira e o analista de sistemas Heres Edison Neto.

Heres pontuou sobre os papeis que a tecnologia têm assumido nos últimos anos na sociedade, discorrendo sobre o uso da internet no Brasil e a tecnologia frente aos contatos sociais. Em um segundo momento, Juciara explanou sobre as finalidades terapêuticas e a facilidade de desconexão das relações em Bauman.

Para Juciara a individualização está envolvida com a não percepção do cotidiano facilitada pela tecnologia, “uma dica seria se policiar em relação ao tempo dedicado à tecnologia, e se houver um problema grave procurar um profissional de psicologia para tratamento. A tecnologia também está a nosso favor, hoje existem aplicativos que podem ajudar no controle de quanto tempo passamos usando dispositivos tecnológicos. Outra dica seria pedir ajuda aos familiares, pois eles podem estar mais atentos para perceber as nossas atitudes”.

Juciara Cristina Teixeira é psicóloga com especialização em Saúde Coletiva, tem experiência na área social, de saúde e clínica. Heres Edison Valdivieso Tobar Neto é bacharel em Sistemas de Informação egresso do Ceulp/Ulbra.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao