O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio.
No dia 22 de maio, ocorreu no Ceulp/Ulbra o minicurso “Família e Tecnologia – Contribuições do Pensamento Sistêmico”, ministrado por Cristina D’Ornellas Filipakis. O minicurso faz parte da programação do Congresso Acadêmico de Psicologia (CAOS), que ocorre entre os dias 21 e 25 de maio.
Segundo Cristina, ela queria trazer algo que não é muito comum se debater em tais oportunidades. Para isso, começou conversando com os participantes sobre a influência das tecnologias na dinâmica familiar, de forma introdutória, mas logo passou a falar sobre o pensamento sistêmico, que diz que família é um grupo de pessoas que possuem relações, comunicação e troca de afetos. Disse também que estabelecemos quem somos nas relações e não somos iguais em todas elas.
Cristina utilizou-se de dinâmicas para falar sobre os cinco axiomas da comunicação, propostos por Paul Watzlawick. Os participantes do minicurso se engajaram na atividade e aproveitaram a oportunidade para debater sobre dúvidas, tecer comentários e aumentar o conhecimento na área.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao