#CAOS2018: Técnicas de persuasão e manipulação do jogador em jogos eletrônicos é tema de minicurso

O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio

Ocorreu nesta terça-feira, dia 22 de maio de 2018, no Ceulp/Ulbra, o minicurso “Técnicas de persuasão e manipulação do jogador em jogos eletrônicos” ministrado pelo prof. Me. Jackson Gomes de Souza, que faz parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS.

Foto: Irenides Teixeira.

No minicurso foi explanado temas como: jogos eletrônicos (videogames); a teoria do fluxo; a teoria do fluxo em videogames e a tecnologia persuasiva em videogames. E por fim, houve uma atividade prática, em grupos, que consistia em fazer o mapeamento de elementos de videogames ao Modelo MSI (Method, Support, Instruments) de persuasão, explicado pelo professor anteriormente, em qualquer jogo de celular dos próprios participantes.

Foto: Irenides Teixeira.
Foto: Irenides Teixeira.
Foto: Irenides Teixeira.

O acadêmico de psicologia, do quinto período, Petros Cardoso afirma que “o minicurso foi importante por demonstrar a teoria de um modo dinâmico e mais acessível para os acadêmicos, independente do período que estes estão; os games foram didáticos; e possibilitou agregar mais conhecimento sobre o conteúdo que está dentro dos jogos”.

Quem é Jackson Gomes de Souza?

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é professor mestre nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Ciência da Computação do CEULP/ULBRA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica e Processamento Digital de Imagens, Mineração de Dados, Segmentação de Imagens, Computação Natural, Reconhecimento de Padrões, Inteligência Artificial e Redes Neurais.