CAOS2019: “Corpo e sexualidade no Portal (En)cena” é tema de sessão técnica

Portal (En)cena vem evoluindo e adicionando ao seu catálogo filmes com temáticas referentes a Corpo e Sexualidade. 

Na tarde desta quinta-feira (23), ocorreu na sala 223 do Ceulp/Ulbra, as sessões técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos. O trabalho apresentado por Sílvia Carvalho, acadêmica de psicologia, tem como tema “Corpo e Sexualidade no portal (En)cena” e teve como sua orientadora a Professora Doutora Irenides Teixeira.

Segundo Silvia, o site se configura como um espaço virtual que busca a promoção da saúde mental. Hoje, conta com sete categorias, sendo elas: Home; Narrativas; Cinema, Tv e Literatura; Personagens; Séries; Comportamento e Galeria. Para análise, Silvia fez um recorte restringindo o estudo a apenas da sessão “Cinema, TV e Literatura”. De 2011 até o mês de abril deste ano, foram contabilizados um total de 378 filmes, mas apenas 35 se referia a corpo e 17 à sexualidade.

Para concluir, a acadêmica ressaltou que cada vez mais, o Portal (En)cena vem evoluindo e adicionando ao seu catálogo filmes com temáticas referentes a Corpo e Sexualidade. Os gráficos quantificados por Silvia, mostram a quantidade de filmes e os seus subtemas relacionados. Dessa forma, é possível explorar um conjunto de dados de maneira quantitativa e qualitativa.