CAOS 2019 discute o luto pelo corpo infantil feminino a partir da adolescência

Na tarde desta quinta-feira (23), ocorreu na sala 223 do Ceulp/Ulbra, as sessões técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos. O trabalho apresentado por Lauana Paula Barbacena Garcia, egressa de psicologia do Ceulp/Ulbra, tem como tema “O luto pelo corpo infantil feminino a partir da adolescência” e teve como orientadores a Professora Doutora Irenides Teixeira, Cristina D’ornellas Filipakis e Fabiano Fagundes.

Fonte: Arquivo Pessoal

Em seu trabalho Lauana buscou compreender de que forma ocorre o luto do corpo infantil feminino a partir da adolescência. Dessa forma, a psicologa analisou discursos de mulheres que aceitaram participar da pesquisa, fazendo observações entre à perda do corpo infantil e os estágios do luto de Elisabeth Kubler-Ross, sendo estes: Raiva, Negação, Barganha, Depressão e Aceitação.

Para finalizar, Lauana explicitou que precisamos compreender a transição do corpo infantil para a adolescência como um processo subjetivo, que pode ou não gerar sofrimento e, quanto mais resiliência houver durante essa fase, menos complicado se torna a elaboração dessa passagem.