Casa 8 de Março é revitalizada em mutirão realizado por acadêmicos

O objetivo do mutirão foi promover melhorias na estrutura da Casa 8 de Março em Palmas


Acadêmicos do curso de Comunicação Social – Jornalismo do CEULP/ULBRA realizaram um mutirão de revitalização na Casa 8 de Março, em Palmas, no último fim de semana. O mutirão faz parte de um projeto da disciplina de Projeto Experimental – Ação Comunitária.

O trabalho de revitalização começou às 7 da manhã do último sábado, 18, e se estendeu até a tarde do domingo, 19. O objetivo do mutirão foi promover melhorias na estrutura da entidade que, com o passar do tempo e com a falta de verba para manutenções acumulou diversos problemas de desgaste.

Para a realização do mutirão, os alunos convidaram a comunidade em geral para juntos ajudarem a revitalizar a entidade através das redes sociais. O que resultou em um momento de doação onde os voluntários colocaram a mão na massa, literalmente, para ajudar na reforma. Durante todo o fim de semana, os voluntários pintaram as paredes da instituição, lavaram janelas e portas, limparam o quintal e reorganizaram os móveis.

Para Bernadete Aparecida Ferreira, responsável pela direção da entidade, a experiência foi de grande valia “isso que está acontecendo hoje é algo que nunca havia acontecido em nossa entidade, estamos muito felizes em ver nossa casa linda e revitalizada”, justifica a diretora.

Para os acadêmicos a experiência deixou uma lição, pois segundo eles “não há nada que pague a satisfação de ver o sorriso em forma de agradecimento, por parte dos integrantes da instituição”, finalizam os acadêmicos.

Casa 8 de Março

A Casa 8 de Março é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com sede em Palmas – Tocantins, e atuação desde 8 de março de 1998. Nasceu do trabalho da Pastoral da Mulher Marginalizada e Comunidade Santa Terezinha de Palmas, e, em dezembro de 2000 se tornou entidade juridicamente constituída. Tem como principal objetivo apoiar a luta das mulheres marginalizadas, em situação de prostituição, trabalhadoras rurais e em situação de vulnerabilidade social. Este trabalho é feito tendo como viés fundamental equidade de gênero e formação nas seguintes áreas: sexualidade, saúde, direitos e comunicação em todo o Estado do Tocantins.


Fotos: Lara Barreira