Cursos de prevenção às drogas, a melhor solução?

No Brasil, os cursos são oferecidos para todas as faixas etárias, desde a criança ao adulto


Quando se pensa em drogas, logo vem à mente quais as mais perigosas, sintomas, riscos, e por último, mas não deixa de ter sua importância à prevenção. Assim como existem programas e/ou clínicas para dependentes químicos, há projetos para prevenir pessoas, desde a criança ao adulto, contra os riscos de usar as drogas.

No Tocantins, como no Brasil, é desenvolvido nas escolas com alunos a partir dos oito anos de idade, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. Este projeto tem o papel de preparar crianças e adolescentes – o principal alvo de traficantes e usuários – para dizer “não” para pessoas envolvidas nesta situação.

A equipe do Portal (EN)Cena conversou com um policial militar tocantinense, aqui identificado como “M”. Segundo ele, o PROERD trabalha há mais de 10 anos no Tocantins, além do que “neste projeto também trabalhamos com um curso para adultos”, afirma o oficial. Como esse curso, no país são oferecidos vários outros. Alguns na modalidade à distância, um deles é aPrevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas, que está na 6ª edição e com inscrições abertas.

No entanto, sempre há uma pergunta: será que esses cursos são eficazes, tem vantagem ou apenas custos? Segundo um dos entrevistados, os cursos de prevenção servem apenas para “jogar dinheiro fora. Resolve nada”, na visão do policial, o recurso financeiro investindo nestes projetos é mínimo, em vista ao que é aplicado nos tratamentos de reabilitação de dependentes, “o índice dos que abandonam de verdade o uso depois de internatos, é vergonhoso”, coloca o PM.

Perante um relatório da ONU que afirma que a cada dólar gasto com prevenção se economiza até 10 dólares, chegamos à conclusão de quer os cursos de prevenção são bastante necessários para nossa sociedade, apenas devem ser reformulados para serem bem aplicados.