(EN)CENA: promoção de saúde mental online ganha destaque em fórum

No dia 03 de junho de 2017, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), ocorreram as apresentações dos trabalhos acadêmicos no III Fórum Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental. As explanações aconteceram de forma simultânea, em várias dependências do Hospital Dia. O resumo “Promoção de Saúde Mental Online – Experiências do Portal (En)Cena”, elaborado por Rísia Lima, Laryssa Araújo e Irenides Teixeira, foi exposto em forma de comunicação oral por uma das integrantes do portal.

O trabalho consistia em explanar o que era o portal, como este surgiu e as experiências propiciadas por ele através do contato dos usuários para o e-mail e fan pages do mesmo. O Portal “(En)Cena: a saúde mental em movimento” (http://encenasaudemental.com/) é um banco de dados virtual que reúne produções textuais, auditivas e visuais sobre loucura e saúde (EYGO et al, 2015), principalmente em relação ao campo saúde mental. Estes temas estão de acordo com a proposta da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. Inclusive, a data alusiva a esta luta (estipulada no Brasil) foi usada para o lançamento do portal em 2011.

A elaboração do portal se deu a partir de um anseio dos coordenadores dos cursos de Psicologia, Comunicação e Sistemas de Informação em promover um espaço que não só publicizasse os trabalhos científicos de profissionais e acadêmicos em saúde mental, mas também facilitasse a veiculação de relatos, experiências e produções dos próprios usuários de saúde mental e familiares, utilizando-se da arte e comunicação.

http://migre.me/wKcJD

Dentre os dados estatísticos propiciados pela análise do “Google Analycts”, no ano de implantação do projeto contabilizou-se quase 40 mil acessos, em 2012 foram registrados mais de 155 mil, em 2013 este número ultrapassou 366 mil, em 2014 chegou a mais de 518 mil acessos, teve o maior pico em 2015 com aproximadamente 610 mil, em 2016 contou com quase 385 mil, e no presente ano em torno de 104 mil até o mês de maio. Tais números evidenciam o quão importante o (En)Cena se tornou no que se refere à promoção de saúde mental na rede virtual. Ademais, ainda mostra a relevância do portal para o público, cujo deve ser considerado no planejamento de ações relacionadas à promoção de saúde mental.

Ainda nessa conjuntura, o (En)Cena dispõe-se a manter contatos por meio do seu e-mail (encena@ceulp.edu.br) e fan page no facebook (facebook.com/saudementalencena). Nesses ambientes, tivemos experiências como: solicitação pedidos de ajuda em relação a sofrimento psíquico, depressão e outras queixas; pedidos para esclarecimentos sobre publicações com os autores das produções ou entrevistados; sugestões de conteúdos a serem abordados; e recomendações de outras redes, como o Humaniza SUS, por exemplo. Nisso o canal realiza orientação e encaminhamentos para os usuários a partir de cada demanda que público apresenta.

Nesse ínterim, o portal enquadra-se na proposta desse evento realizado pela IPUB, pois aborda novos modos de promover a saúde mental. E a oportunidade de levar tais dados para um evento internacional deu-se numa experiência gratificante, onde a equipe como um todo orgulhou-se do trabalho que o (En)Cena tem realizado e os efeitos benéficos que impactam seus públicos. Ademais, o evento proporcionou o aumento da rede de contatos com os demais participantes, sendo eles predominantemente psicólogos e psiquiatras, além de usuários e familiares de outros locais do Brasil, EUA e Holanda.

REFERÊNCIAS

EYGO, H.; TEIXEIRA, I.; FERNANDES; I. F. Tecnologias de Cuidado em Saúde Mental: Proposta Transdisciplinar no Portal (En)Cena. Desafios: Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins – V. 2 – N. 01. P. 215-229 , Jul/Dez. 2015. Doi: Http://Dx.Doi.Org/10.20873/Uft.2359-3652.2015v2n1p215.