Estagiárias de Psicologia promovem atividades de Mindfulness em grupo no CAPS AD III de Palmas

A partir destas atividades é possível trabalhar a autorregulação, a atenção no processo de respiração e promover atividade que valorizem o “aqui e agora”. 

Estagiárias de Psicologia em Processos de Prevenção e Promoção da Saúde alocadas no CAPS AD III – Centro De Atenção Psicossocial Para Usuários de Álcool e Outras Drogas do Sistema Único de Saúde De Palmas/To, promovem grupo de relaxamento “De boa na lagoa” que tem como objetivo desenvolver técnicas para diminuir comportamentos ansiogênicos que possam causar danos na vida dos usuários de álcool ou outras drogas, com queixas de estresse e ansiedade. A ação foi conduzida pelas acadêmicas Bruna Medeiros Freitas, Giseli Gonçalves e Ana Flávia Drumond, que se utilizaram de protocolos de Mindfulness.

É proposta do grupo que ao final da intervenção sejam desenvolvidas as habilidades de conhecimento acerca de atividades e comportamentos ansiosos que o usuário possa estar emitindo. Resgate das funções físicas, motoras, sociais e relacionais. Compreensão dos gatilhos que possam desencadear comportamentos ansiosos causadores de prejuízos a níveis corporais, comportamentais e sociais, podendo até resultar no uso abusivo de álcool e outras drogas. Levando em consideração os valores: protagonismo, colaboração, participação social, independência, autonomia, autoconhecimento, auto regulação.

Fonte: Arquivo Pessoal

Como parte da metodologia são utilizadas técnicas de Mindfulness, estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente. A partir destas atividades é possível trabalhar a autorregulação, a atenção no processo de respiração e promover atividade que valorizem o “aqui e agora”, onde os indivíduos possam levar essas práticas para seu cotidiano e reduzir danos em seu processo de auto cuidado.

A psicóloga supervisora de campo Ana Carolina Peixoto do Nascimento relata que “o trabalho que desenvolvemos no campo da saúde mental busca olhar o indivíduo como um ser constituído por múltiplos aspectos: biológico, social, psicológico, familiar, espiritual, econômico, político. Nesse sentido, no CAPS AD III, propomos estratégias que vão além dos efeitos biológicos das substâncias psicoativas no corpo, mas também a relação que esse sujeito estabelece consigo, com os outros e com o mundo.

Fonte: Arquivo Pessoal

Essa relação, muitas vezes, é perpassada por sintomas de ansiedade, estresse, nervosismo, depressão, dificuldade para lidar com as frustrações. A proposta de trabalhar com estratégias de relaxamento, Mindfulness e práticas alternativas à medicalização vêm a somar no cuidado pautado na redução de danos, uma vez que é construído para e com o sujeito, dentro das suas possibilidades e objetivos. O grupo de boa na lagoa traz a potência de trabalhar com seus participantes o autoconhecimento de si e seus fatores ansiogênicos, e práticas concretas de intervenção”.