Fotos de Sebastião Salgado serão expostas em Palmas

Exposição “Terra”, com as fotos de Sebastião Salgado retratando a luta pela reforma agrária, desembarca em Palmas na próxima quinta-feira, 11. O Sindicato dos Eletricitários do Tocantins (103 Norte, Rua NO 09, Lote 35) recebe o evento, que vai ter início às 18h e segue até 21h com exposição e venda das fotos em conjunto com exposição de livros, artesanato, comida e bebida. 

“A luta pela reforma agrária, o cotidiano dos trabalhadores rurais e dos trabalhadores da cidade que foram expulsos do campo são a matéria prima das fotos de Sebastião Salgado. A realidade é maior que os discursos de desprezo pelos pobres. Salgado, Saramago e Chico Buarque se uniram à luta pela terra. E a luta continua! Nosso convite é para que todas e todos venham conhecer as fotos de Sebastião Salgado”, diz Hílton Faria da Silva, do Comitê de Apoio à Reforma Agrária de Palmas. 

                                                                 Fonte: encurtador.com.br/FLPZ7

“A concentração da terra nas mãos de fazendeiros provocou o êxodo rural no Brasil. Milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais foram expulsos do campo, sem direito a nada. Tornaram-se trabalhadores da cidade, sem teto, favelados, explorados. Sebastião Salgado mostra isso em suas fotos. Ele não esconde a verdade”, avalia Antônio Édis, Coordenador Geral da Central de Movimentos Populares (CMP/TO). 

Lançado em 1997, “Terra”, livro com fotos de Sebastião Salgado, prefácio do escritor português José Saramago e mais um CD com músicas de Chico Buarque de Holanda foi lançado e rodou todos os estados do Brasil e por mais de 40 países. As fotos, o livro e o CD tiveram seus direitos autorais doados para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).