Estiagem e queimadas: perigo para a saúde

Com o tema Queimadas: Prevenção e Combate, começa hoje a 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente, em Palmas


Com a chegada do período estiagem no Tocantins, uma triste realidade volta a se aproximar: as queimadas. E é sobre este tema, com reflexos não apenas no meio ambiente, mas também na saúde e qualidade de vida dos tocantinenses, que acontece a partir de hoje a 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente.

A programação será realizada até o próximo dia 12 de junho. A abertura acontece nesta segunda-feira, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, a partir das 14h30. O tema deste ano é Queimadas: Prevenção e Combate. Conforme a coordenação do evento, o objetivo é chamar atenção para o período de estiagem que se aproxima e orientar a população sobre os cuidados que se deve tomar para prevenir as queimadas e/ou fazê-las de forma controlada com anuência do órgão responsável.

De acordo com a técnica da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Roselice Ferreira Silva, mais do que orientar os participantes sobre os problemas ocasionados por queimadas fora de controle, a 21ª Semana do Meio Ambiente servirá como um elemento potencializador de políticas públicas. “Será, portanto, um momento destinado a viabilizar os processos de discussão e sensibilização para estimular a mudança de hábito da população com relação ao uso do fogo”, destacou Roselice. Em 2015, o evento acontecerá também fora de Palmas, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) e escolas de outros municípios.

A programação do evento conta ainda com várias atividades que envolvem apresentações artísticas, rodas de debate, plantio de mudas de árvores, palestras, oficinas e capacitações.

Cuidados

Além do calor natural do Tocantins, no período de estiagem o tempo fica seco e a umidade do ar despenca. Com as queimadas o problema é agravado, principalmente para quem tem algum problema respiratório. Então, além de usar o fogo com responsabilidade (e, se possível, evitar), alguns cuidados podem ser tomados para reduzir os efeitos sobre o organismo neste período.

Conforme o site Minha Vida, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Basta seguir alguns cuidados simples que deixam o corpo livre dessas reações incômodas.

Primeiramente, é recomendado hidratar o corpo com bastante liquido, principalmente água.  Também é muito importante manter a higiene doméstica em dia, pois quando o clima está seco os ácaros e fungos aparecem mais, propiciando doenças respiratórias.

Outra dica é deixar o ambiente mais fresquinho. Na hora de dormir pode ser usar umidificadores de ar, toalhas molhadas e reservatórios de água. Em relação aos olhos e nariz, para evitar a secura e a irritação, o soro fisiológico é uma ótima opção. Colírios apenas com prescrição médica.

No cuidado com a pele é preciso usar hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes e demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas. Por fim, é preciso cuidado na hora de praticar esportes, escolhendo os melhores momentos e de preferência em locais cobertos ou com sombra.